Trem da ALL Carregado de Álcool Combustível Descarrila e Gera Explosão em Cambará
Sete vagões carregados de Álcool combustível da empresa ALL (América Latina Logística) acabaram descarrilando próximo à entrada da cidade de Cambará nesta quarta-feira, 4. O incidente ocorreu por volta das 23h30, Com o acidente cerca de 5 mil litros combustível vazaram . Segundo relato de moradores próximos, o barulho foi estridente e assustador, e cerca de 40 minutos depois do acidente, começaram a chegar às equipes de socorro, que interditaram a área, assim os moradores foram obrigados a dormir em casas de parentes ou ficar na rua para maior segurança, pois corria sérios riscos de explosões.
Na manhã de hoje, quinta-feira 05, por volta das 08:00min aconteceu uma grande explosão em um dos vagões que pegou fogo e explodiu, sendo preciso assim acionar o Corpo de Bombeiros de Jacarezinho, para ajudar no combate as chamas e no rescaldo.. Ninguém ficou ferido. Além do corpo de Bombeiro de Jacarezinho e dos Bombeiros comunitário da cidade muitos funcionários da ALL, da Força Verde e funcionários do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) trabalharam e o Corpo de Bombeiros trabalharam a manhã toda no resfriamento dos vagões para evitar novas explosões.
De acordo com a polícial, o acidente gerou somente danos materiais, uma vez os vagões tombaram do lado da linha férrea que não tinha as casas construídas. “Por sorte as composições descarrilaram para o lado contrário das residências, senão poderia ter ocorrido um acidente de grandes proporções”, comenta.
Uma equipe da Força Verde da PM e fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foram ao local para averiguar se houve algum dano ambiental, uma vez que o local do acidente fica próximo ao Rio Alambari, que abastece a cidade. “A situação está controlada e em princípio não foi constatado nenhum impacto ao meio ambiente. No entanto, vamos fazer um estudo para ver se o combustível que infiltrou no solo pode atingir o lençol freático”, explica o sargento Fernando Siqueira. Em nota, a assessoria da ALL, empresa responsável pela administração da linha férrea, informa que o trem envolvido no acidente era composto por 47 vagões, sendo que apenas 17 estavam carregados.
A ALL comunicou que cerca de 150 homens entre engenheiros, técnicos e especialistas em atendimento emergencial estão no local para garantir a retirada da carga, dos vagões e a recuperação do trecho com segurança. A previsão é que o tráfego na linha seja liberado até as 18 horas desta quinta-feira (5).
A assessoria também afirma que será aberta uma sindicância para apurar as causas do acidente e que o laudo deverá ser concluído em 30 dias.