Seleção pode percorrer até 12 mil km na caminhada rumo ao hexa
A caminhada da seleção brasileira para conquistar o hexacampeonato mundial começará no dia 12 de junho, contra a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo. E da estreia na competição até a final da Copa do Mundo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho, o time comandado por Luiz Felipe Scolari poderá percorrer até 12 mil km pelo Brasil para colocar a sexta estrela no peito.
É isso mesmo. Tudo por conta da opção da comissão técnica de ter o seu quartel-general na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A intenção de Felipão é que, até as oitavas de final, a delegação dispute as partidas e retorne ao centro de treinamento da CBF. Por conta disso, logo após as partidas ou no dia seguinte aos jogos, o grupo pegará um voo e retornará à capital carioca. Na fase inicial, é certo que a Seleção vai viajar 4.055km, indo a São Paulo, Fortaleza e Brasília. É a sexta entre as 32 equipes que percorre mais distância – Estados Unidos é o recordista no quesito, com 5.598km, e a Bélgica quem anda menos, apenas 696km.
Caso avance em primeiro do Grupo A e vá até a final, a delegação brasileira vai percorrer 11.432km até o dia 13 de julho. Se a vaga nas oitavas de final for como segundo da chave, os quilômetros rodados aumentam um pouco mais: 12.039km. Uma diferença de 607km, quase a distância de um voo entre Porto Alegre e Curitiba ou Belo Horizonte e Brasília. Em outras palavras, vale a pena ser o primeiro.
Além das distâncias aéreas, a cada saída ou retorno ao Rio de Janeiro, o grupo precisará percorrer 58km de ônibus – distância do Aeroporto Internacional Tom Jobim até Teresópolis, onde fica localizado o CT da CBF. Contando todos os trajetos até as oitavas de final, já que a partir daí a delegação vai seguir direto para as cidades dos confrontos, a equipe percorrerá 406km nas idas e vindas da região serrana do Rio até o Galeão e vice-versa.
Além do duelo contra os croatas na estreia do Mundial, o Brasil ainda vai encarar na primeira fase os seguintes adversários: México, no dia 17 de junho, no Castelão, em Fortaleza, e Camarões, no dia 23 de junho, no Mané Garrincha, em Brasília. Vale lembrar que, durante a Copa das Confederações, o time canarinho também atuou nessas duas sedes.
Antes da Copa do Mundo, o Brasil terá mais um amistoso. No dia 5 de fevereiro, a equipe canarinho vai encarar a África do Sul, em Joanesburgo. A lista final de Felipão para o torneio será divulgada no dia 7 de maio.