Saúde de Bandeirantes já considera município em estado epidêmico da Dengue
Apesar do mutirão de limpeza realizado principalmente na zona sul da cidade a dengue continua evoluindo de uma forma muito rápida preocupando demasiadamente as autoridades de saúde do município para se ter uma ideia nos últimos dias os números registrado pela secretaria de saúde do estado chegaram a 219 suspeitos, sendo que 29 casos foram confirmados através dos laudos emitido pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR).
Esses números não correspondem à realidade, já que muitos casos não são notificados à secretaria estadual, sendo que a secretaria municipal já considera o munícipio em estado de epidêmico da doença.
A Secretária de saúde Tatiani Pereira Sabaini Azevedo e o coordenador da Vigilância Sanitária de Bandeirantes, Reinaldo Marqui, (foto), participaram da 2ª edição do jornal Operação Cidade desta quarta-feira, 25/03, fazendo um apelo de conscientização à população que o munícipio mantém os trabalhos de limpeza e coleta de lixo e entulhos. No entanto a ação não é suficiente para conter o avanço da doença sem o engajamento e a colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Eles lembraram ainda que o papel dos agentes da saúde é vistoriar, orientar e tirar dúvidas da comunidade, mas o cuidado permanente e diário é de responsabilidade de cada cidadão na eliminação dos criadouros que estão dentro de suas casas.
Ouça a entrevista