Paranaense assumiu a Casa Civil
A senadora paranaense Gleisi Hoffmann (PT) assumiu ontem (08) o cargo de ministra-chefe da Casa Civil prometendo atuar de forma técnica, seguindo o exemplo da presidente Dilma Rousseff (PT). As declarações batem com as previsões de que Gleisi cumprirá o papel de "Dilma da Dilma", assim como a atual presidente foi a "Dilma do Lula", concentrando seu trabalho na Casa Civil na gestão dos projetos do governo, ao invés de priorizar a articulação política.
"Quero seguir o exemplo da presidenta Dilma. Como ela, acredito que a política dá sentido à técnica e a técnica dá sentido à política", disse Gleisi, que assumiu o cargo em substituição a Antonio Palocci, demitido após suspeitas em torno da evolução de seu patrimônio. Ela lembrou ainda que foi na Casa Civil, durante o governo Lula, que Dilma pôde mostrar sua capacidade como gestora. No discurso de posse, ela reconheceu que não teria condições de cumprir a dupla função exercida pelo ministro por ser iniciante na política. Ela é senadora em primeiro mandato. "Tenho consciência de que a escolha não se deve apenas a minha caminhada política", disse a nova ministra.
Antes da posse, a petista se despediu do Senado, e afirmou ainda que apesar de deixar a Casa, seguirá olhando com atenção para as demandas do Paraná. "A presidente Dilma me deu uma nova missão, e a responsabilidade é grande. Mas meu afastamento do Senado não me afasta dos compromissos que assumi com meu estado", garantiu.