O Rádio continua sendo destaque nos hábitos de consumo de mídia no país
O maior levantamento sobre os hábitos de consumo dos meios de comunicação – a “Pesquisa Brasileira de Mídia 2015” – revela que o rádio continua sendo o segundo meio mais utilizado pelos brasileiros, perdendo apenas para a televisão. Os dados também confirmam que a população gasta cinco horas do seu dia conectada à internet e que os jornais são considerados os veículos mais confiáveis.
Encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para compreender como o brasileiro se informa, a pesquisa foi realizada pelo IBOPE com mais de 18 mil entrevistas.
De acordo com o levantamento, aumentou a quantidade de entrevistados que dizem ouvir rádio todos os dias, de 21% em 2014 para 30% em 2015. O uso do rádio tradicional caiu na comparação com o ano anterior. Ainda assim, de cada 100 pessoas entrevistadas, 80 disseram ainda ouvir rádio pelo aparelho tradicional (80%).
Cada vez mais, o telefone celular assume papel preponderante como meio para ouvir o rádio. 8% dos entrevistados disseram ouvir rádio no celular, mesmo percentual de quem ouve rádio no carro. 4% são os que ouvem rádio em outros receptores, como o computador.
Praticamente a metade dos brasileiros, 48%, usa internet. O percentual de pessoas que a utilizam todos dos dias cresceu de 26% no ano passado para 37% neste ano.
O uso de aparelhos celulares como forma de acesso à internet já compete com o uso por meio de computadores ou notebooks, 66% e 71%, respectivamente. O uso de redes sociais influencia esse resultado. Entre os internautas, 92% estão conectados por meio de redes sociais, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%).
Os usuários das novas mídias ficam conectados, em média, 4h59 por dia durante a semana e 4h24 nos finais de semana. Na pesquisa de 2014, os números eram 3h39 e 3h43, valores superiores aos obtidos pela televisão.
Mais do que as diferenças regionais, são a escolaridade e a idade dos entrevistados os fatores que impulsionam a frequência e a intensidade do uso da internet no Brasil. Entre os usuários com ensino superior, 72% acessam a internet todos os dias, com uma intensidade média diária de 5h41, de 2ª a 6ª-feira. Entre as pessoas com até a 4ª série, os números caem para 5% e 3h22. 65% dos jovens na faixa de 16 a 25 se conectam todos os dias, em média 5h51 durante a semana, contra 4% e 2h53 dos usuários com 65 anos ou mais.
95% dos entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente.
Fonte: AERP