O Norte Pioneiro perde Alárico Abib, uma de suas maiores lideranças políticas
O Prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier, na manhã desta terça-feira, dia 07, decretou luto oficial por três dias, em razão do falecimento de um dos cidadãos de maior expressão e liderança política na comunidade. Dr. Alárico Abib, faleceu aos 79 anos, em Londrina, onde estava internado. No decreto, o prefeito destaca os “inestimáveis serviços prestados ao município de Andirá”.
Ele foi deputado federal constituinte, um dos prefeitos que mais marcou a história política de Andirá – o único a comandar o executivo municipal por três mandatos (1979 a 1983 / 1983 a 1986 / 2005 a 2008) – e construiu um legado digno de muito respeito, voltado ao desenvolvimento, às ações de geração de emprego e, principalmente, a atenção aos mais pobres. Entre a lista destaque na vida pública, marcou por ser o prefeito mais jovem de Andirá, quando tinha apenas 32 anos, numa vitória histórica. Filho de imigrantes libaneses, seus pais Said Abib e Nazira Abib foram pioneiros fundadores da cidade. Formou-se em medicina pela Faculdade Federal do Paraná. Após sua especialização retornou para Andirá, onde abriu consultório moderno, nos arredores da Praça Santana. Um fato interessante que demonstrava a generosidade do jovem médico é que mais da metade dos pacientes do seu consultório eram atendidos gratuitamente. História que muitos contam até hoje, com detalhes. Atualmente dedicava-se à pecuária.
Casado com dona Ione Abib há mais de 47 anos, foi pai de duas filhas: Tatiane e Priscila. Já avô, mantinha intensas manifestações de carinhos pela família e netos. Usava as redes sociais, também, para expressar a admiração que nutria pela esposa, companheira de sonhos e de lutas políticas. Também nas redes sociais, o médico e político não deixava de apontar seus posicionamentos sobre realidades situacionais de Andirá, nos mais diversos temas; porém, sempre muito respeitoso. Chegou a postar uma foto em que ele mesmo, há quase 50 anos, ajudava os demais servidores, com a inchada na mão, na operação de abertura dos canais que iriam servir para a canalização e transporte da água do Rio das Cinzas para o município; um de seus maiores orgulhos e um dos mecanismos até hoje usados. Hoje, Dr. Alário se dedicava a agropecuária.
Nas redes sociais, a população de Andirá, lideranças políticas, admiradores, parlamentares, manifestam com pesar. O Prefeito Xavier lamentou o falecimento. Segundo ele, Andirá perde uma liderança com extenso currículo de contribuição e de ajuda ao povo andiraense.
Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação