prof._cristiane_yanase_hirabara_de_castro

O adeus a Professora e Pró-Reitora da UENP Cristiane Yanase Hirabara de Castro

 

prof._cristiane_yanase_hirabara_de_castroCom a presença de amigos, companheiros de trabalho e familiares e sob muita comoção, foi sepultado na manhã desta segunda-feira (20), no cemitério municipal de Bandeirantes o corpo da Professora e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Cristiane Yanase Hirabara de Castro, ocorrido nesta madrugada do último domingo (19).

O Reitor da UENP  professor Dr. Eduardo Meneghel  Rando, dispensou as atividades administrativas e acadêmicas na Reitoria e nos Campi da UENP neste dia 20/05/2013 e decretou Luto Oficial por três dias.

A Professora e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Cristiane Yanase Hirabara de Castro, concluiu a graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1997), mestrado em Educação pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (2003) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2008).

Atualmente ela estava atuando como professora assistente da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel, onde colocou toda sua experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e também em Linguagem Formais e Autômatos, atuando principalmente nos  temas: Engenharia de Linha de Produto, Desenvolvimento Orientado a Aspectos, Teoria da Computação.

Em sua pagina pessoal na rede social  facebook , ela compartilhou o seu  recente problema de saúde descreve sua passagem pelo tratamento quimioterápico.

{nomultithumb}

Foram 10 das 12 sessões quimiterápicas previstas para o meu tratamento.

Durante essas 10 sessões, nos 3 dias que fico hospitalizada, conheci muitas histórias, histórias de verdadeiros heróis, verdadeiros exemplos, que me fazem refletir a cada dia sobre o significado da vida.

Muitas dessas pessoas não estão mais aqui, crianças, adolescentes, idosos, gente de toda a idade. Acredito que suas histórias sim mereceriam ser contadas, essas histórias sim deveriam ser compartilhadas, não curtidas, mas enxergadas…

… essas pessoas me fizeram entender o significado da luta, da força de vontade, da esperança, do desejo intenso de vencer e da recusa em desistir.

São crianças que olham para você e você vê que o brilho em seus olhos está se apagando, mas o sorriso continua irradiando alegria e vida. Crianças que aprenderam cedo demais o significado da palavra esperança.

São adolescentes que, infelizmente, compreendem a gravidade da doença, mas que em momento algum deixam de fazer planos e ter uma expectativa de futuro e de vida.

São idosos, que embora cansados e debilitados não desistem, e contam a historia do seu passado como se fossem lembranças que pudessem ser revividas, contam suas histórias como uma necessidade de serem ouvidos, de repassar suas lembranças para não serem esquecidos…

São pessoas como eu, que experimentaram a incerteza da vida e que nunca mais serão os mesmos porque começaram a ENXERGAR…