Neymar fica fora da disputa de melhor do mundo
Ainda não é desta vez que um jogador que atua no futebol brasileiro vai ter a chance de conquistar a Bola de Ouro. AFifa anunciou que Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi e Xavi (ambos do Barcelona) são os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2011. O santista Neymar, ficou fora do top 3.
O vencedor da honraria, conquistada nos dois últimos anos pelo argentino Messi, será conhecido no próximo dia 9 de janeiro, no Fifa Gala, em Zurique.
No entanto, nem tudo é tristeza para o craque do Santos. Neymar também vai à Suíça para disputar o prêmio Puskas de melhor gol do ano. O tento escolhido foi o anotado na derrota do Peixe para o Flamengo por 5 a 4 pelo Brasileirão 2011
Entre as mulheres, a craque Marta é mais uma vez finalista e vai tentar o "hexa". Melhor do mundo desde 2006, a brasileira terá como concorrentes Abby Wambach, dos Estados Unidos, e Homare Sawa, do Japão.
O prêmio melhor do mundo da Fifa existe desde 1991. No ano passado, o evento sofreu modificações significativas por conta da fusão entre o prêmio da entidade máxima do futebol e a Bola de Ouro da revista France Football, dando origem à nova Bola de Ouro Fifa.
Além dos troféus apresentados ao melhor jogador e à melhor jogadora, aos melhores técnicos e ao autor do gol mais bonito do ano, três outros prêmios serão entregues durante a cerimônia em Zurique: a Seleção Mundial da Fifa/FIFPro, o Prêmio Presidencial e o Prêmio FIifa Fair Play.