Horário de verão brasileiro termina nesse domingo
Às 0h do domingo, os relógios devem ser atrasados para as 23h
Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no final deste sábado, dia 25, com o término do horário de verão. Dessa forma, às 0h do domingo, os relógios devem ser ajustados para às 23h, nos estados que aderiram ao horário de verão neste ano. A informação é do Ministério de Minas e Energia.
Neste ano, o horário de verão durou 133 dias, período maior do que a média, de 121 dias por ano. Essa mudança ocorreu devido ao carnaval, que caiu no terceiro domingo de fevereiro, quando geralmente é encerrado o horário de verão. A última vez que isso ocorreu foi em 2001.
A cada ano, o horário de verão reduz em média 5% a demanda por energia no país no horário de maior consumo – entre 18h e 21h. Segundo o Ministério de Minas e Energia, essa economia significa que as usinas deixaram de gerar nesse horário o dobro da eletricidade necessária para suprir a cidade de Belo Horizonte no horário de pico, ou suprir 75% da demanda de Curitiba. Os dados oficiais da economia de energia só serão divulgados na semana que vem, após o término do horário de verão.