Hoje na História do dia 18 de Outubro de 2013
Hoje é Sexta, 18 de Outubro de 2013
Passados, 291 dias de 2013, faltam 74 dias para 2014
Estamos na 42.ª semana do ano
Dia:
… do Estivador
… do Controlador de Vôo
… das Comunicações e Eletrônica da Marinha
… da Menopausa
… do Médico
… do Pintor
… do Pintor de Paredes e de Automóveis
Alô dona de casa anota ai:
* Mantenha sempre uma planta, de preferência, que cresça para cima no banheiro, já que elas ajudam a circular a energia do ambiente.
Fatos do dia
1902
O primeiro motor de um veículo Cadillac foi construído em Detroit, nos Estados Unidos.
1931
Al Capone começou a cumprir pena por sonegação de impostos, um crime menor, considerando que ele comandava uma vasta rede de jogo, prostituição e comércio de bebidas durante a Lei Seca.
1957
O escrito Albert Camus, autor de O Estrangeiro, ganhou o Nobel de Literatura.
1961
Na Argélia, cerca de 240 pessoas morreram durante um protesto contra as regras coloniais impostas pela França.
1969
A Emenda Constitucional número 1 foi outorgada na Junta Militar. Ela incorporava os itens do AI-5 e permitia que o presidente fechasse o Congresso e cassasse mandatos.
1973
Produtores árabes de petróleo aumentaram o preço do produto em protesto contra o apoio dos Estados Unidos a Israel na Guerra do Yom Kipur.
1979
Madre Teresa de Calcutá recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho humanitário que desenvolveu durante toda sua vida.
1981
Em uma corrida vencida por Alan Jones, o brasileiro Nelson Piquet, da Brabham, se sagrou campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez.
1989
Um terremoto de 7,1 graus na escala Richter abalou São Francisco, deixando 63 mortos, 3 mil feridos e 100 mil prédios destruídos.
1989
O presidente José Sarney sancionou a lei do divórcio.
1998
O general chileno Augusto Pinochet foi preso na Inglaterra. Ele deveria responder pela morte de espanhóis durante a ditadura militar chilena, entre 1973 e 1990.
2003
Gonzalo Sánchez Lozada renunciou à presidência da Bolívia após um mês de protestos contra sua permanência no poder. Os confrontos entre o Exército e os manifestantes, que exigiam menor participação estrangeira na exploração dos recursos naturais, mais poder à maioria indígena da população e o fim da repressão ao plantio da coca, resultaram na morte de 74 pessoas. Lozada esteve à frente do país por 14 meses.
2008
Termina o mais longo caso de cárcere privado da história do Estado de São Paulo. No dia 13 de outubro, o ajudante de produção Lindemberg Alves invadiu a casa da ex-namorada Eloá Pimentel, de 15 anos, em um conjunto habitacional de Santo André, no ABC paulista. Lindemberg também manteve como reféns Nayara, amiga de Eloá e outros dois garotos. Nayara, liberada no dia 14, voltou ao apartamento no dia 16, para tentar negociar o fim do sequestro. O caso teve um desfecho trágico: depois de ficar 100 horas refém, Eloá levou um tiro no crânio e Nayara, no rosto. No dia 18 de outubro, Eloá teve morte cerebral diagnosticada. Cerca de 12 mil pessoas acompanharam sua cerimônia de sepultamento.