HOJE NA HISTÓRIA – 27 DE JUNHO DE 1967 – Agora existe o Caixa Eletrônico
Ir ao banco nunca foi tarefa prazerosa. O local até que é agradável, mas nada confortável ou prático. Assim como ser atendido pelo SUS, ir a uma agência bancária nos remete a idéia de quilométricas filas e demora indefinida. Ou seja, se alguém te perguntar quanto tempo você demorará, a resposta será, quase sempre, "não sei". Afinal, apesar de filas preferenciais serem utilizadas, os serviços realizados sempre se misturam e existe um indivíduo que não sabia que aquela conta não poderia ser paga ali, que ele poderia fazer o pagamento no caixa eletrônico ou que não precisava ter ficado na fila. Mas isso melhorou com uma invenção dos deuses, não é a internet e sim, o caixa eletrônico.
O primeiro caixa eletrônico do mundo foi instalado no dia 27 de junho de 1967, na cidade de Londres. A máquina, batizada de Bancomat, foi criada por John Sheperd-Barron, um inventor escocês que nasceu na Índia e foi para o Reino Unido ainda jovem para estudar na famosa Universidade de Cambridge. Na década de 60, John começa a trabalhar para a empresa De La Rue, fabricante de impressoras e produtora de papel. A história da empresa é marcada, além da invenção de John, pelo fornecimento de papel de alta segurança e tecnologias para a impressão de papel-moeda de mais de 150 países.
Os primeiros caixas eletrônicos aceitavam somente uma ficha ou cartão de uso único, o qual ficava retido na máquina. A idéia do número de identificação pessoal – o conhecido PIN – surgiu em 1965, com James Goodfellow. E os primeiros caixas eletrônicos com orientação falada em 1999.
Com o passar do tempo os caixas deixaram de fazer somente saques e passaram a oferecer uma enorme variedade de serviços, inclusive entre diferentes redes bancárias. Hoje o caixa eletrônico substitui quase que completamente o caixa interno do banco; taxas, depósitos, pagamentos de contas, etc. E o modelo de máquina não é encontrado somente nas agências bancárias, mas também fornecem os ingressos para shows e cinemas.
Com funciona o caixa eletrônico?
"A tarja magnética do cartão guarda o número da conta do cliente. O leitor do caixa eletrônico recebe essas informações e as transmite a um processador, que libera o acesso à máquina mediante uma senha pessoal. O software do caixa acessa a conta do cliente para verificar o saldo. Para estabelecer essa comunicação, o caixa se liga ao servidor do banco por meio de uma linha telefônica. O servidor é quem autoriza, ou não, a retirada de dinheiro. Com o saque autorizado, o processador que fica dentro do ATM aciona os mecanismos que vão entregar as notas para o cliente. O cofre de um caixa possui várias gavetas de metal, cada uma com cédulas de valores diferentes. Um sistema de correias de borracha retira uma nota de cada vez de dentro das gavetas até totalizar o valor solicitado. Antes de serem liberadas, as notas passam por um sensor óptico que vasculha possíveis erros – como duas cédulas grudadas, por exemplo."