g_a_r_r_i_n_c_h_a

HOJE NA HISTÓRIA – 17 de junho de 1962 Brilha a estrela de Garrincha. Brasil conquista Bicampeonato

g_a_r_r_i_n_c_h_aEm 1962, a Seleção brasileira partiu em busca do bicampeonato mundial de futebol, no Chile, com a mesma base da equipe campeã na Suécia, quatro anos antes. Apesar da saída de Pelé no segundo jogo da competição, devido a uma lesão na virilha, Garrincha, com suas pernas tortas, driblou a ausência do Rei e conduziu a seleção auriverde para a segunda conquista do troféu Jules Rimet.

A partida final, disputada contra a Tchecoslováquia, fez com que o mundo reconhecesse o Brasil como dono do melhor futebol da época. Com gols de Amarildo, Zito e Vavá, a equipe chegou à vitória em Santiago, por 3 a 1, sobre o engenhoso time da Europa Oriental. No jogo, Garrincha conseguiu atrair a atenção dos marcadores, deixando livre o caminho para seus companheiros de equipe, que recebiam a bola após passes geniais do lateral.

O bicampeonato foi saudado com carnaval nas ruas de Santiago, festa em Lisboa, elogios nos jornais de todo o mundo e mensagens de felicitações do Presidente Kennedy, dos Estados Unidos. O Brasil parou por um dia para festejar a técnica e genialidade de uma das melhores seleções . No Rio, a população saiu às ruas para receber seus ídolos que desfilavam com o desejado troféu, no dia seguinte à vitória.