IPVA de 2019 ficará em média 3,8% mais barato no PR. Veja quanto vale seu carro
Os proprietários de veículos usados emplacados no Paraná pagarão, em média, 3,8% a menos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019. Uma pesquisa de mercado realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que referencia o cálculo do imposto, apontou a desvalorização.
O valor da redução pode ser ainda maior, dependendo da marca, ano de fabricação e modelo do veículo emplacado no Estado. Entre as maiores quedas está, por exemplo, a motoneta I/BASHAN BULL LIV125, que teve uma redução de 53%, sendo uma das maiores registradas no Paraná
Em 2019 o Paraná contará com 4,3 milhões de veículos tributados e outros 2,6 milhões não tributados. A expectativa é de que o IPVA lançado para o próximo ano atinja R$ 3,4 bilhões
Confira a tabela de valor venal de veículos clicando aqui.
Em 2019, a data de vencimento para pagamento em cota única (à vista) ou a quitação da primeira cota será entre os dias 24 e 30 de janeiro de 2019, variando de acordo com os números finais da placa. Caso opte pelo pagamento à vista, o contribuinte terá um desconto de 3% no valor final. No ano anterior, o prazo para pagamento em cota única variava entre os dias 10 e 16 de janeiro.
Já o contribuinte que preferir dividir o pagamento do IPVA 2019 em três cotas, deverá ficar atendo aos prazos, de acordo com o calendário abaixo. O pagamento da primeira cota será entre os dias 24 e 30 de janeiro; o vencimento da segunda cota será entre os dias 21 e 27 de fevereiro e a terceira e última cota deverá ser quitada entre os dias 21 e 27 de março de 2019, de acordo com os números finais das placas. Veja tabela abaixo.
MUDANÇA NO PAGAMENTO – Neste exercício, os contribuintes receberão em casa apenas uma correspondência, contendo a Guia de Recolhimento para pagamento em cota única (à vista) do IPVA 2019. Quem optar por parcelar o IPVA em três cotas, deve entrar no Portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) e imprimir as guias de recolhimento.
O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do RENAVAM nos bancos credenciados – Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi.
Cota única
- Finais de placa 1 e 2 :10 de janeiro na Quarta-feira;
- Finais de placa 3 e 4: 11 de janeiro na Quinta-feira;
- Finais de placa 5 e 6 : 12 de janeiro na Sexta-feira;
- Finais de placa 7 e 8 :15 de janeiro na Segunda-feira;
- Finais de placa 9 e 0: 16 de janeiro na Terça-feira.
1ª cota
- Finais de placa 1 e 2: 22 de janeiro na Segunda-feira;
- Finais de placa 3 e 4: 23 de janeiro na Terça-feira;
- Finais de placa 5 e 6: 24 de janeiro na Quarta-feira;
- Finais de placa 7 e 8: 25 de janeiro na Quinta-feira;
- Finais de placa 9 e 0 : 26 de janeiro na Sexta-feira.
2ª cota
- Finais de placa 1 e 2 : 19 de fevereiro na Segunda-feira;
- Finais de placa 3 e 4: 20 de fevereiro na Terça-feira;
- Finais de placa 5 e 6 : 21 de fevereiro na Quarta-feira;
- Finais de placa 7 e 8 : 22 de fevereiro na Quinta-feira;
- Finais de placa 9 e 0: 23 de fevereiro na Sexta-feira.
3ª cota
- Finais de placa 1 e 2: 19 de março na Segunda-feira;
- Finais de placa 3 e 4: 20 de março na Terça-feira;
- Finais de placa 5 e 6: 21 de março na Quarta-feira;
- Finais de placa 7 e 8: 22 de março na Quinta-feira;
- Finais de placa 9 e 0: 23 de março na Sexta-feira.