Focos de dengue e mato alto em terrenos vão gerar multa aos moradores de Bandeirantes
Moradores de Bandeirantes, que mantiverem em casa condições propícias para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser multados em valores que vão até R$ 1050,00.
Primeiro a pessoa será notificada e depois de 48 horas se não tiver tomado a providência que eliminar o foco será feito o auto de infração aplicando-se as multas que são classificadas em leve de 01 a 03 focos de 5 UPFS (o valor de cada UPF é de R$105,00 cada), moderada acima de 5 focos, 8 UPFS e grave acima de 10 focos, 10 UPFS.
A prefeitura decidiu esta penalidade aos munícipes depois do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no município de 14 a 18 de janeiro e divulgados hoje , o índice de infestação está em 2,70 sendo que o índice, é satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
Esse resultado coloca a cidade no estado "em alerta" contra a dengue.
O Secretário de Saúde Alessandro Otenio e o chefe do setor de vigilância sanitária de Bandeirantes, Reinaldo Marqui, (foto), participaram da 2ª Edição Jornal Operação Cidade desta sexta-feira, (01), repassando esta informação mais detalhada a população bandeirantense , já que segundo eles, 90% dos criadouros do mosquito encontrados até agora foram nas residências. A penalidade também vai se estender a terrenos baldios com mato alto.