Eu Repórter: O Ar que Respiramos! lixão de Bandeirantes
O Lixão de Bandeirantes, além de poluir o solo, continua despejando fumaça tóxica pro lado do vento. É bom saber que a fumaça causada pela queima de lixo traz sérios riscos para a saúde. Embora ele fique a alguns quilômetros da cidade, vale lembrar que o vento mesmo que moderado pode transportar a fumaça por quilômetros de distância alcançando muito facilmente a cidade em muito pouco tempo. )
Segundo estudo feito com esse tipo de fumaça de queimadas, os riscos para a saúde são vários:
Existem inúmeras substâncias na fumaça que pode causar desde um simples problema respiratório até doenças graves como o câncer e se o material queimado for inorgânico como plástico, vinil, embalagens sintéticas, existe o perigo de se ter uma aplasia de medula óssea ( morte irreversível de todas as células formadoras do sangue… doença mais perigosa que o câncer )
Bandeirantes tem um número expressivo de casos de câncer . Seria uma mera coincidência?
Quando falamos de queimadas, isso vale para qualquer tipo de queima, desde um simples fogo no quintal (a queimada urbana ) até o mais grave que são nos lixões pela quantidade de material depositado.
Até que não se desencalha o aterro sanitário em Bandeirantes, seria prudente parar imediatamente com a queimada de lixo naquele local.
Leia um texto com informações precisas sobre as queimadas através desse link.
https://www.scribd.com/doc/4052458/O-que-se-passa-conosco-em-queimadas
Eu Repórter fotográfico: Marcos Arruda