Eu Repórter … Dilma …Diarista..?? …
Nos primeiros 10 meses de governo, da presidente, houve um número considerado alto de “afastamento” de ministros, envolvidos em denuncia de desvios de verbas em seus ministérios. Os meios de comunicação, diante dos fatos, alardearam a ocorrência de uma “faxina” no governo. Em sua maioria as denuncias foram feitas por órgãos de imprensa e, no primeiro momento os denunciados alegam inocência e tentam desqualificar os denunciantes e a presidente e outros membros do governo demonstram confiança nos denunciados. Com novas noticias que reafirmam a primeira, a credibilidade destes desmorona, forçando-os à saída. Ocorre que essas providências tópicas está longe de solucionar o problema da corrupção pública brasileira, de longa data e, que nos últimos anos evoluiu para uma forma sistêmica.
No plano federal, onde as denuncias ocorrem em maior número, tem o fator que os veículos de comunicação têm uma certa independência, o que já não ocorre nos milhares de municípios brasileiros, que não contam com uma imprensa atuante e, quando tem, costuma atuar no time dos prefeitos. A ética na política sucumbiu à ganância. A partir seguiu-se um vale-tudo pelo poder e seus recursos, o loteamento do poder foi dividido em feudos aos partidos políticos e seus algozes, para locupletarem-se e perpetuarem no poder.
Uma noticia, nesta data, é um bom exemplo : O subsecretário do Ministério dos Transportes, Moacyr Roberto de Lima, contratou em Janeiro 2011 a empresa Confere Comércio e Serviços, que diga-se de passagem é considerada “inidônea” desde 2007, após condenação por improbidade administrativa, na justiça do Distrito Federal. Nesta condição, estava impossibilitada de fechar contrato , com qualquer empresa pública. “Ele” se desligou, do ministério em Fevereiro e virou consultor em Março, da Confere, onde ficou até 16 de Agosto, atuando dentro do ministério. Em 17 de Agosto, “Ele” foi oficializado de volta no cargo que ocupava no ministério. Na maior “cara lavada “!!.
CURTO & GROSSO !
Diante de noticias com tal conteúdo, leva-me a imaginar que a “faxina” está sendo feita, com uma vassoura confeccionada com os “fios do bigode do Sarney” e, a vassoura empunhada por “quatro mãos”, do Collor e Renan Calheiros !!
Paulo Rensi
Bandeirantes – PR