copa-2014

Especialistas debatem alternativas para São Paulo sediar a Copa de 2014

 

copa-2014

 

Quase três anos após a escolha do Brasil para sediar a Copa 2014, São Paulo, a maior cidade brasileira ainda não tem um estádio para o campeonato mundial de futebol. Após a recusa da Fifa ao projeto do estádio do Morumbi, oficialmente por falta de garantias financeiras, diversas hipóteses estão sendo aventadas pelo Comitê Gestor paulista, que reúne o governo do estado e a prefeitura paulistana: a retomada do projeto do Morumbi, em bases mais modestas, a reforma e ampliação do estádio do Pacaembu, o uso do estádio reformado do Palmeiras e até a construção de uma arena para Corinthians, em Guarulhos ou Itaquera ou Pirituba.

 

Todas as hipóteses têm prós e contras. Para debater essa questão, o Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) promove, no próximo dia 26 de agosto, a mesa redonda Morumbi ou Outra Arena? As Marcas de um Novo Estádio na Dinâmica Urbana de São Paulo, sobre a melhor opção de estádio para a capital paulista. O debate acontece, a partir das 14h, na sala 6 da Transamérica Expo Center, e integra os seminários do Concrete Show 2010.

novo_projeto_reforma_estadio_verdao_copa_2014-701901

 

De acordo com o presidente do Sinaenco SP, José Roberto Bernasconi, seja qual for a escolha do espaço que abrigará a arena de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014, ela irá provocar um rearranjo urbano das áreas e determinar um novo vetor de crescimento da cidade. Além do presidente do Sinaenco SP, discutem a questão o arquiteto Alberto Botti (ex-presidente da Emurb e autor de estudos sobre problemas urbanos de São Paulo) e o urbanista Pedro Taddei (professor da FAU-USP e vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco SP).

 

Copa e concreto

 

Além do debate sobre o estádio paulista, o Sinaenco promove, na mesma data, o painel Estádios da Copa: o Concreto no Mundial de 2014, que contará com a participação de arquitetos responsáveis por projetos de dois estádios que vão sediar o Mundial de 2014. São eles: Marc Duwe, da Setepla Tecnometal (Projeto de reconstrução do Estádio da Fonte Nova, em Salvador) e Sergio Coelho, da GCP Arquitetos (Projeto de reforma do Estádio do Verdão, em Cuiabá). Os profissionais vão apresentar o atual status dos empreendimentos e apontam aspectos relevantes no que tange à utilização do concreto e do concreto em composição com outros materiais. Também participa das discussões Leon Myssior, Vice-Presidente de Arquitetura do Sinaenco e coordenador do Time dos Arquitetos da Copa.