Escola Cecília Meireles de Bandeirantes vai receber selo antirracista ERER
A Escola Estadual Cecília Meireles, em Bandeirantes, será uma das três instituições da região do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio a receber o selo ERER – Enedina Alves Marques, que reconhece práticas educacionais antirracistas na rede estadual do Paraná. A certificação, válida por dois anos, destaca o compromisso da escola com ações afirmativas e inclusão, consolidando a equidade racial na rotina escolar.
O destaque da Cecília Meireles foi a oficina de dança “Passos Afro”, que proporcionou uma imersão nas culturas africana e afro-brasileira. Além de ensinar passos e coreografias como o maculelê, a atividade explorou o simbolismo das vestes típicas e as raízes históricas dos movimentos, ampliando o entendimento dos alunos sobre a diversidade e a riqueza cultural africana.
O selo, lançado em agosto de 2024 pela Secretaria de Educação do Paraná (SEED-PR), certificou 24 escolas em 13 núcleos regionais de educação. Para Galindo Pedro Ramos, técnico da SEED-PR, iniciativas como esta demonstram o papel transformador da educação em promover o respeito à diversidade e combater o racismo. A entrega oficial da certificação está prevista para o início de 2025.