Em dois dias de operação, Procon multa sete bancos em Londrina

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina autuou, em dois dias da Operação Bancos, sete agências bancárias da região central da cidade. Ao todo, foram vistoriados 17 estabelecimentos, que totalizaram 14 infrações. O reforço na fiscalização segue até meados do próximo mês.

 
Entre as principais irregularidades, a falta de biombos nos caixas, a ausência de banheiros, assentos e bebedouros a quem aguarda por atendimento e também a não disponibilização de senhas númericas aos clientes. Também houve estabelecimento que não colocou às vistas do público o Código de Defesa do Consumidor, impossibilitando ao cliente a verificação sobre os direitos de atendimento. 
 
O problema com a falta de biombos, suportes que separam o atendimento nos caixas, é uma constante nas agências do Banco Itaú. Como o ítem é uma exigência de uma legislação municipal, a empresa alega que não pode mudar o lay-out da rede bancária em apenas uma cidade.
 
De acordo com o coordenador interino do Procon, Kleber Cruz Duarte, o órgão e a empresa travam uma batalha na justiça para encontrar uma solução para o caso. As autuações, ao longo dos anos, geraram um valor de mais de R$ 40 milhões por conta da infração.
O setor de fiscalização terminou de checar as irregularidades das agências no Centro e deve agora partir para as principais avenidas de Londrina, como Higienópolis, Duque de Caxias, Inglaterra e Saul Elkind. O trabalho só não será feito nos Postos de Atendimento Bancário (PABs).
 
 
 
FONTE – ODIARIO