colgio_militar_de_curitiba

Das 5 melhores escolas do Paraná no Ideb, apenas uma está fora de Curitiba

 

colgio_militar_de_curitibaDas cinco escolas paranaenses melhor posicionadas no Ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apenas uma está localizada fora de Curitiba. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (14), e colocam a Escola Estadual Medalha Milagrosa de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, na quinta colocação. Os dados são referentes aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, em prova aplicada no ano de 2011.

 

Entre as instituições da capital que completam o ranking das cinco melhores, uma é de administração Federal, enquanto as outras três são estaduais. Por ordem, são elas: o Colégio Militar de Curitiba (foto), o Colégio da Polícia Militar, a Escola Estadual Ângelo Trevisan, e o Colégio Estadual do Paraná. A primeira escola municipal do ranking estadual, a Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesser, de Curitiba, aparece apenas na 34ª posição.

 

O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade do ensino em cada escola e em cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho dos alunos em provas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de taxas de aprovação. O índice é medido e atualizado a cada dois anos, e o objetivo é que até 2021 a média das escolas municipais e estaduais chegue à nota seis, o que corresponde ao ensino concedido em países desenvolvidos, segundo o MEC.

 

 

Em relação ao ranking nacional, apenas as duas primeiras colocadas no Paraná figuram entre as 100 primeiras. Enquanto o Colégio Militar de Curitiba ficou na oitava colocação, com média 7,0, o Colégio da Polícia Militar ficou com a 16ª colocação ao atingir a média 6,8. Ambas aumentaram o escore do exame realizado em 2009, 6,9 e 6,3, respectivamente. A maior média nacional foi de 8,1, conferindo a liderança do ranking ao Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Já a pior nota das escolas paranaenses foi registrada no município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O Colégio Estadual Elzeario Pitz obteve média 0,9, ocupando assim a 30.837ª colocação no ranking nacional. O desempenho é mais de um ponto abaixo da penúltima escola do estado, localizada na reserva indígena de Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, que obteve média de 2,0. A pior nota nacional foi registrada em Salvador (BA), no Colégio Estadual 29 de março, que obteve 0,1 e fechou o ranking na posição 30.842.

 

A maior média paranaense foi registrada entre as escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª à 4ª série), com nota 5,6. O índice ficou acima do registrado pela região Sul do Brasil, 5,5. Em relação aos demais estados, o Paraná dividiu a quarta colocação neste quesito com São Paulo, ficando atrás de Minas Gerais (5,9), Santa Catarina (5,8) e Distrito Federal (5,7).

 

Já nas séries finais do Ensino Fundamental (5ª à 8ª), o resultado do Paraná cai para 4,3, equivalente ao da região Sul do País. Em relação aos demais estados do país, o resultado colocou o Paraná na 6ª posição, atrás de Santa Catarina (4,9), São Paulo (4,7), Minas Gerais (4,6), Mato Grosso (4,5) e Distrito Federal (4,4).

 

No ranking do Ensino Médio Regular o Paraná ficou com a terceira colocação ao obter a média 4,0 – a mesma atingida pela região Sul do Brasil. Neste quesito o estado ficou atrás apenas de Santa Catarina (4,3) e São Paulo (4,0). Estas médias desconsideram o escore das escolas públicas federais.