Consulta sobre a privatização da gestão escolar no colégio Cyriaco Russo é encerrada com vitória do “não” em Bandeirantes
A consulta pública sobre a privatização da gestão de algumas escolas estaduais foi encerrada nesta segunda-feira (9), às 20h30, em Bandeirantes, no Colégio Estadual Cyriaco Russo. O processo democrático mobilizou a comunidade escolar, incluindo professores, pais, alunos e demais envolvidos na educação, para decidir sobre a implementação de um modelo de gestão compartilhada entre o Estado e a iniciativa privada nas instituições de ensino.
O resultado mostrou ampla rejeição à proposta, com 273 votos contrários à privatização, enquanto apenas 14 votos foram favoráveis. Houve ainda um voto nulo, sem registros de votos em branco, totalizando 288 participantes.
A consulta, prevista na Resolução nº 7.789/2024 da Secretaria de Estado da Educação (SEED), foi realizada em diversos colégios estaduais do Paraná. Trata-se de uma iniciativa do governo estadual para ouvir a opinião das comunidades escolares sobre possíveis mudanças no modelo de gestão das instituições de ensino.
O Colégio Estadual Cyriaco Russo, em Bandeirantes, estava entre as escolas que poderiam ser incluídas na proposta de terceirização, que previa a transferência da gestão administrativa para a iniciativa privada. Com a vitória expressiva do “não” na consulta, a comunidade escolar reforçou sua posição contrária à privatização da gestão da unidade.
A cidade de Nova Fátima, que assim como Bandeirantes pertence ao Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, também realizou a consulta pública. No Colégio Estadual Aloísio de Barros Tostes, o resultado foi de 106 votos contrários à proposta de privatização da gestão escolar e 64 votos favoráveis. Com esse resultado, a instituição continuará sob o modelo tradicional de gestão pública.
Em Andirá, que pertence ao Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho a consulta pública realizada no Colégio Estadual Durval Ramos Filho a comunidade escolar decidiu pelo “sim” com 210 votos e não 93 votos. Além disso, foram registrados quatro votos nulos e um voto em branco.