Com tranqüilidade escolas municipais retomaram atividades
Retomada das atividades no cotidiano da educação, a recomendação é dar continuidade às medidas de prevenção como o simples hábito de lavar bem as mãos (com maior frequência) e o uso de álcool 70 graus.
Depois de duas semanas de recesso por causa da Gripe A, as escolas públicas municipais, estaduais, particulares e as universidades retomam as atividades do cotidiano. Nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil, professores, diretores, coordenadores e funcionárias receberam orientações sobre a higienização e limpeza no espaço escolar para receber os mais de 3,3 mil alunos e crianças dos CMEIs. “Todo material de desinfecção foi comprado e estão à disposição nas escolas e salas de aula.
“As crianças também estão recebendo as orientações diariamente, inclusive com cartazes em cada sala mostrando como e porque fazer a desinfecção” esclareceu a secretária de Educação Márcia Sauer.
Na Escola Municipal Santa Terezinha, que atende o maior número de crianças, cerca de 570 alunos de 1ª a 4ª séries, o primeiro dia foi de orientação e recomendação. “Todos os dias estaremos fazendo este trabalho, antes da entrada de aula e nos intervalos do lanche.
“Serão cinco minutinhos preventivos que não perdemos e sim ganhamos com saúde”, explicou a diretora Janete Vilela. Os alunos foram orientados a trazer de casa os seus próprios pratos, copos, colher e toalhas de mão. Cada professor recebeu frasco de álcool 70º e estará cuidando da desinfecção das mãos de alunos e carteiras de suas salas de aula.
Para o prefeito Celso Silva, além de propiciar a infraestrutura nas escolas e CMEIs, e capacitação dos profissionais ligados à educação sobre as medidas preventivas, é fundamental a participação e orientação dos pais ao enviar os filhos para as escolas. “É importante que os pais alertem e orientem seus filhos sobre evitar o contato de abraços e beijos entre os coleguinhas, pois o contágio ocorre desta maneira. Se caso o filho estiver com gripe, mesmo a sazonal, evite mandá-lo para a escola”, recomendou o prefeito.
Ele disse ainda que a decisão do retorno às aulas foi mediante as considerações e determinações do Governo do Estado. “Estamos seguindo as recomendações da Secretaria de Estado da Educação, e se houver alguma alteração por parte do Governo do Estado, também estaremos acompanhando e alterando”, alegou.
Além dos diretores, professores e funcionários da educação, os motoristas de transporte escolar da rede municipal e motoristas dos ônibus no transporte de universitários e zona rural também receberam as informações e as recomendações quanto à higiene das superfícies de contato dentro dos veículos. “Toda a estrutura para o atendimento para as nossas crianças e aos estudantes das faculdades e universidades que vão para Assis/SP, Jacarezinho e Cornélio Procópio, os ônibus, vans e kombis já estão prontos e à disposição”, ressaltou a secretária de educação.
Fonte e foto: secretaria de comunicação