Cartórios paranaenses passam a emitir RG’s a partir de 2015

A partir de 2015, os Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná passarão a emitir carteiras de identidade (RG's). A iniciativa, inédita no País, estenderá a todos os municípios do Estado a possibilidade de emissão destes documentos, além de facilitar a vida do cidadão que não precisará mais enfrentar filas presenciais ou listas de espera para agendar a emissão de RG's nos atuais postos do Instituto de Identificação.

Com uma rede de 537 postos distribuídos por todos os 399 municípios paranaenses, os Cartórios de Registro Civil formam a maior malha interligada de prestação de serviços de cidadania no Estado. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR).

Somente na cidade de Curitiba serão 19 novos postos para emissão de documentos de identidade, distribuídos por todos os bairros da cidade. Atualmente, a população paranaense dispõe de uma rede de 38 postos – 14 em Curitiba – do Instituto de Identificação distribuídos em 20 municípios do Estado. Em outras cidades existem convênios com as Prefeituras locais para a emissão de RG's que pouco a pouco serão substituídos pelos cartórios destes municípios.

Com a ampliação dos postos de emissão de RG's nada muda em termos de custos para o usuário, uma vez que a primeira via do documento continua gratuita para a população. No entanto, os prazos para a emissão dos documentos, cujo agendamento hoje chega a mais de 20 dias de espera em Curitiba e região metropolitana, não será maior do que três dias.

A assinatura do convênio ocorrerá na próxima segunda-feira (08.12) a partir das 13h na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Praça Nossa Senhora da Salete s/n), na sala do Órgão Especial do TJ-PR.

Mais novidades

No mesmo evento serão apresentados dois novos serviços que serão disponibilizados imediatamente à população. O primeiro deles é o Selo Digital, que a partir de segunda-feira (08.12) substituirá o selo físico nos documentos emitidos pelos cartórios paranaenses, conferindo maior segurança e rastreabilidade ao documento, cuja validade poderá ser consultada pelo site www.funarpen.com.br ou em qualquer smarthphone.

Outra novidade disponibilizada aos cidadãos será a transmissão eletrônica de certidões, que permitirá a um cidadão que nasceu em uma cidade como Londrina, mas hoje mora em Curitiba, solicitar a segunda via de seu documento de nascimento, casamento ou óbito, no cartórios mais próximo de sua residência ou trabalho, sem ter que necessariamente se dirigir ao cartório de origem do documento. Por meio de um sistema criptografo, o documento será transmitido eletronicamente ao cartório onde o cidadão realizou o pedido, para ser impresso, certificado e entregue no ato ao usuário.

Fonte: da assessoria