Bandeirantes registra o segundo pior ano em notificações, no encerramento do período sazonal 2022/2023 da Dengue

O chefe do setor de vigilância sanitária, Reinaldo Marqui, (foto), foi o destaque da 2ª edição do jornal Operação Cidade desta quinta-feira, 03/08, falando sobre o encerramento do período sazonal 2022/2023 da dengue no Paraná.

O período sazonal teve início em 31 de julho do ano passado e durante os 12 meses que se seguiram, ou seja, 52 semanas, a com o resultado divulgado na última terça-feira, 01, pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA),  referente às arboviroses – dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Bandeirantes, registrou um total de 1.735 notificações de casos da doença, com 1.040 casos confirmados. Esse cenário torna este ano o segundo pior em termos de notificações dos últimos anos.

Durante a entrevista, Reinaldo Marqui, falou ainda sobre a incidência de casos de acidente com escorpião que também aumentou muito, passando de 150 casos neste primeiro semestre.

Ressaltou ainda a importância da vigilância contínua para prevenir a disseminação dessas doenças e destacou as medidas adotadas para enfrentar o desafio da dengue no período sazonal. A luta contra o Aedes aegypti continua sendo uma prioridade para as autoridades de saúde, e os números reforçam a necessidade de ações efetivas para proteger a população e combater o mosquito transmissor.