‘Bandeira Científica – Expedição Cirúrgica’ da USP encerra atividades no Município

O projeto ‘Bandeira Científica – Expedição Cirúrgica’ da USP (Universidade de São Paulo) encerrou os trabalhos em Bandeirantes com a realização de palestra e treinamento na última sexta-feira (24) com Atividade de Primeiro Socorros para público leigo, profissionais e estudantes da área de saúde.

Desde domingo (19), as 53 pessoas que compõem o projeto, dentre médicos, residentes e estudantes do terceiro e quarto ano de medicina, realizaram as últimas etapas do programa desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria de Saúde e Centro de Saúde Mulher, e Santa Casa de Misericórdia, que foram as cirurgias de caráter minimamente invasivo por meio de videolaparoscopia e exames de ultrassonografias. Ao todo ocorreram 48 intervenções relacionadas à ginecologia e gastroenterologia, como problemas na vesícula, hérnia, mioma, histerectomia, entre outros. Além disso, 240 exames de ultrassonografia foram realizados. Todos os procedimentos operatórios foram feitos por médicos cirurgiões e os alunos de medicina acompanharam as atividades com supervisão, conferindo atenção e segurança ao paciente atendido pelo projeto. Até a data de hoje (25) acontece o acompanhamento pós-operatório e o projeto somente é declarado finalizado com a alta do último paciente.

PARCERIA – O Município de Bandeirantes foi selecionado pelo projeto ‘Bandeira Científica – Expedição Cirúrgica’ devido aos requisitos exigidos, como número populacional e infraestrutura de atendimento. Para o prefeito Celso Silva, a efetivação do projeto foi possível devido a parceria firmada entre Prefeitura de Bandeirantes, que selecionou os pacientes para a triagem, disponibilização de enfermeiros, equipe de limpeza, hospedagem, alimentação e transporte interno; Santa Casa, responsável pela logística do Centro Cirúrgico, equipes e os leitos necessários para os procedimentos; e a USP, na realização das cirurgias que disponibilizaram os instrumentos e equipamentos, mão de obra com médicos cirurgiões e equipe do projeto. “O projeto Bandeira Cirúrgica da USP é um marco da saúde pública, pois o atendimento abrangeu não somente a comunidade bandeirantense, mas também a mesorregião”, destacou o prefeito Celso Silva.

O PROJETO – O projeto ‘Bandeira Científica’ é um trabalho de extensão da USP e existe desde a década de 50, entretanto, a ‘Expedição Cirúrgica’ foi adaptada e implantada em 2013 com objetivo de atender as demandas de assistência em cirurgia pelo Brasil. Para se inserir ao projeto, o Município deve atender alguns requisitos, dentre eles, infraestrutura e número populacional. Ao longo histórico de atuação, o projeto tem como missão contribuir com a formação social, acadêmica e profissional dos alunos da universidade, por meio de ações que visam melhorar as condições de saúde de localidades vulneráveis do Brasil. A importância do projeto está no atendimento humano, contato fora da vida acadêmica onde ocorre a vivência real para o futuro profissional em todas as suas fases, desde a consulta, a cirurgia, o acompanhamento, e por fim, a alta do paciente.

Com o findar da etapa de execução das cirurgias, o projeto agora segue para a terceira fase, que conta com a devolução dos dados obtidos à cidade em forma de relatório e apresentação, além de prestar atenção às demandas levantadas pela gestão municipal para ação em prol das mesmas.

FONTE: Assessoria prefeitura de Bandeirantes.