Aumento no número de casos de dengue gera novos riscos de epidemias no Norte do Paraná
Ibiporã conta com 114 casos confirmados, seguido de Jaguapitã, com 22. Lupianópolis tem oito confirmações e em Prado Ferreira são sete pessoas infectadas pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypiti.
Pelo fato destes municípios apresentarem aumento substancial das notificações e alto percentual de positividade nas amostras das sorologias coletadas, a 17ª Regional de Saúde alerta para a possibilidade real do desencadeamento de epidemias nestes locais.
Para a chefe do setor, que tem sede em Londrina, Djamedes Garrido, a situação é preocupante. "O controle é anual. Nós já havíamos alertado esses municípios, temos trabalhado diretamente com eles, com a presença de equipes. Mas é preciso que o município faça a sua parte e a população também", disse.
Ela também pontuou que as equipes médicas e de atendimento têm que estar preparadas para notificar e sinalizar os casos para dar melhor atendimento e desencadear as ações de bloqueio da doença.
De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, o Paraná já registrou 23.166 casos de dengue desde agosto do ano passado. Somente em 2013 foram confirmados 19.548 casos.