Arroz carreteiro
Originário do Rio Grande do Sul, este prato foi inventado pelos carreteiros que aproveitavam as sobras do churrasco para comer com arroz. Rápida e fácil de fazer, esta receita tanto pode ser servida como acompanhamento ou como prato principal.
Tempo de preparo: Menos de 2 horas – Serve: 8 porções
Ingredientes
1 1/4 xícara (chá) de arroz branco
1 cebola pequena
1 dente de alho
250 g de carne-seca
1 colher (sopa) de banha de porco (ou manteiga)
Modo de Preparo
1. Sob água corrente, lave o arroz e deixe escorrer bem.
2. Numa tábua, descasque e pique a cebola e o alho. Reserve.
3. Numa panela média, coloque a carne seca, cubra com água e leve ao fogo alto. Deixe ferver por 2 minutos e escorra a água. Repita este procedimento por 4 vezes.
4. Numa tábua, coloque a carne seca e, com uma faca bem afiada, pique em pedaços pequenos até ficar com aparência de carne moída. Não passe a carne pela máquina de moer para não alterar o sabor.
5. Numa panela grande, coloque a banha e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe dourar, mexendo sempre com uma colher de pau. Acrescente o arroz lavado, a carne seca e misture bem. Junte 2 xícaras (chá) de água e deixe cozinhar em fogo baixo. Adicione mais 2 xícaras (chá) de água aos poucos, verificando o cozimento do arroz. Se necessário acrescente ou reduza a quantidade de água. Quando secar, retire o arroz do fogo e sirva a seguir.