Hoje na História do dia 16 de Outubro de 2013

Hoje é Quarta, 16 de Outubro de 2013
Passados, 289 dias de 2013, faltam 76 dias para 2014
Estamos na 42.ª semana do ano

Dia:
… do Anestesista
… da Ciência e Tecnologia
… Mundial da Alimentação
… do Comerciário Brasileiro
… do Securitário
… dos Endividados

 

Alô dona de casa anota ai:
* Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada na gordura.

Fatos do dia
1793       
Maria Antonieta, rainha da França na época da Revolução Francesa, foi guilhotinada em Paris.       
1916       
A primeira clínica de controle de natalidade foi aberta pela médica Margaret Sanger, em Nova York, nos Estados Unidos.       
1934       
Começou a Longa Marcha, em que 100 mil comunistas chineses fugiram do cerco das tropas nacionalistas durante a guerra civil. No total, a marcha percorreu cerca de 9 mil quilômetros em pouco mais de um ano.       
1946       
Dez nazistas condenados nos julgamentos de Nuremberg foram enforcados, entre eles Alfred Rosenberg, o criador da filosofia nazista. Os condenados no total eram 12, mas Hermann Goering havia se suicidado na véspera e Martin Bormann foi julgado à revelia. Hoje se sabe que ele havia morrido em Berlim, antes do fim da Segunda Guerra Mundial.       
1973       
Henry Kissinger, secretário de Estado americano, e Lê Duc Tho, negociador do Vietnã do Norte, ganharam o Prêmio Nobel da Paz pelo acordo que acabou com a guerra de oito anos, vencida pelo Vietnã.       
1978       
O cardeal polonês Karol Wojtyla foi eleito papa da Igreja Católica. João Paulo II, nome adotado, foi o primeiro papa não-italiano em 456 anos.       
1985       
Foi publicada a primeira edição do livro Olga, de Fernando Morais. A obra conta história da comunista alemã que foi morta em um campo de concentração depois de ter sido entregue ao regime nazista pelo governo brasileiro.       
1996       
No estádio de Guatemalan, na Guatemala, 78 pessoas morreram esmagadas quando um grupo de torcedores sem ingresso invadiu o local para ver uma eliminatória da Copa de 1998.       
1998       
O Nobel da Paz foi dividido entre dois líderes da Irlanda do Norte: o católico John Hume e o protestante David Trimble.       
2008       
Policiais civis em greve entraram em choque com a Polícia Militar durante uma passeata na capital paulista. O confronto aconteceu quando centenas de policiais civis (em greve desde 16 de setembro) romperam a barreira da PM para seguir em direção ao Palácio dos Bandeirantes, edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo. Pelo menos 25 pessoas ficaram feridas no confronto, em que foram usadas bombas de gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral, munição convencional e de borracha. O governador de São Paulo José Serra declarou que a manifestação tinha motivação política.