Campo Mourão decreta Estado de Emergência na saúde
A rede pública de saúde de Campo Mourão está sob estado de emergência pelos próximos seis meses, obedecendo a decreto assinado pela prefeita Regina Dubay, ficando disponíveis para atendimento aos serviços necessários da rede hospitalar todos os bens, serviços e servidores da administração direta e indireta. A medida autoriza ainda a contratação de profissionais necessários à continuidade dos serviços de saúde por meio de Chamada Pública.
De acordo com Dubay, a incapacidade ou insuficiência de atendimento à demanda deixa a população em risco. A interrupção dos serviços de traumatologia e ortopedia desde o final de julho pelo Hospital Santa Casa, em descumprimento a um convênio de cooperação financeira, também foi citada.
Entre outros motivos apresentados pela prefeita na justificativa do decreto de emergência estão a desassistência médica em áreas cruciais, como atenção obstétrica, cirurgia traumatoortopédica, neurocirurgia, anestesista, urologia, vascular, urgência pediátrica e neonatal e assistência em leitos de terapia intensiva e a precariedade estrutural detectada em diversas unidades de saúde da rede pública municipal.