Em parceria entre a UENP e a USIBAN, o graduando em Direito Thiago Pereira juntamente com a Enfermeira do Trabalho Maria José Galdino e a Bióloga Flávia Moreira, ambos integrantes do NEAT (Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios), e o Sociólogo José Henrique Garcia, conferiram dois cursos de qualificação profissional para os funcionários da USIBAN, beneficiários da Bolsa Qualificação.
Esta Bolsa é uma alternativa à demissão do trabalhador formal, e é legalmente prevista pela CLT, em seu Artigo 476 – alínea A, onde fica permitido às empresas suspenderem o contrato de trabalho dos funcionários, para sua participação em cursos ou programas de qualificação profissional.
Isso ocorre no intervalo de tempo onde o profissional ficaria ocioso, geralmente nas entressafras, sem exercer sua atividade profissional até nova contratação, ele recebe da empresa cursos de capacitação totalmente gratuitos em diversas áreas. Durante esse período de cursos, que pode variar entre 3 a 5 meses, o profissional continua recebendo um salário referente ao seguro desemprego, e após esse período ele retorna ao seu posto de trabalho, e ainda recebe uma garantia de estabilidade no emprego de no mínimo 3 meses.
Essa parceria da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab) com as empresas vem se mostrando muito eficaz. Um exemplo disso ocorre em nosso município, com acordo coletivo feito pela USIBAN com seus funcionários em períodos de entressafras.
No mesmo sentido, se destaca a UENP, a qual prontamente se colocou à disposição para ministrar quantos cursos fossem necessários. É a Universidade se preocupando em cumprir sua função social para com a comunidade, que é de devolver o todo o investimento feito nela, com dinheiro recolhido dos impostos pagos por todos os cidadãos, em forma de conhecimento e ações que visam melhorar a qualidade de vida da população.
O NEAT, por sua vez, como braço direito da UENP, nasceu exatamente para esse fim: desenvolver pesquisas e ações de extensão universitária que contribuam com processos de transformação social e melhoria da qualidade de vida da população da região Norte do Paraná. E por sem uma entidade sem fins lucrativos, todo o trabalho realizado pelo NEAT é feito de forma gratuita, e com muito apreço por todos os profissionais dele integrantes.É o exemplo de que Estado, Setor privado e Universidade podem juntos colaborar para redução da taxa de desemprego no Brasil.