wilson_ap_souza__mineirinho

Sexta – Feira 22 de Março, dia Mundial da Água

 wilson_ap_souza__mineirinhoO diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bandeirantes) Wilson Aparecido de Souza (Mineirinho), (foto), participou da 2ª edição do jornal Operação Cidade desta sexta-feira (22), falando sobre esta data em que se comemora o Dia Mundial da Água. Ele destacou a importâncias de palestras que estão sendo realizadas nas escolas para promover a reflexão sobre a gestão da água em vários níveis, como governo, organizações, comunidades e indivíduos. Ressaltando que a falta de água é um risco à dignidade e à boa saúde das pessoas.

Click aqui e ouça a entrevista dmdocuments/mineagua.mp3

  Veja dicas para utilizar melhor a água e evitar o desperdício:

 

1. Reutilize a água sempre que possível. Depois que usada para lavar roupa, ainda pode ser usada para lavar calçadas, por exemplo.

2. Opte por lavar as calçadas com balde, e não mangueira.

3. Quando for construir ou reformar a casa, opte por sistemas que ajudem a evitar o desperdício, como a reutilização da água do banho para a descarga ou espaços para armazenamento da água da chuva. A água captada pode ser usada para a limpeza de carros e calçadas e para a irrigação de jardins. Opte também por vasos sanitários que tenham duas opções de descarga.

4. Lembre que você não usa apenas a água que consumida diretamente para beber, cozinhar ou limpar – todos os produtos que você usa foram produzidos com consumo de água. Tente pesquisar os números e opte por aqueles têm um impacto menos e consuma apenas quando necessário. Esse consumo de água se chama Pegada Hídrica.

5. Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho. O mesmo vale para lavar a louça.

6. Verifique os vazamentos da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água.

7. Cuidado com o tempo que fica no banho.

8. Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos antes do momento de lavar.

9. Utilize a máquina de lavar louças ou a de roupa apenas quando estiverem com a capacidade máxima. Quando não for possível, regule o nível de água que será usado.

10. Faça o controle da utilização de água pela conta mensal. Aumentos significativos e repentinos podem representar um vazamento. Além disso, é possível ver se medidas de racionamento estão surtindo efeito.

11. Se você mora em condomínios, note que a conta da água é muitas vezes dividida igualmente entre os moradores. Nesses casos, é mais difícil de controlar o uso individual do recurso. Por isso, uma opção é tentar fazer uma campanha de conscientização coletiva entre os moradores.

12. Não jogue lixo nas ruas. Ele pode acabar contaminando os rios da região