Gaeco apreende R$ 20 milhões em bens de quadrilha investigada no PR e SC
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Paraná cumpriu 59 mandados de busca e apreensão para o bloqueio de bens — sequestro e arresto de bens móveis e imóveis — de uma quadrilha investigada há mais de três anos. Juntos, os bens apreendidos estão avaliados em mais de R$ 20 milhões. Os mandados foram cumpridos no Paraná e em Santa Catarina.
Os bens localizam-se em Guarapuava, Bandeirantes, Medianeira, Assis Chateubriand e Campo Mourão, no Paraná, e em Lages e Balneário Camboriu, em Santa Catarina.
De acordo com as investigações, o grupo abria empresas fantasmas, utilizava laranjas e “maquiava” o patrimônio para aplicar golpes. O bando praticava fraudes fiscais, além de lesarem bancos e credores. De acordo com a fonte, os acusados também chegavam a falsificar combustíveis e distribuí-lo em todo o estado.
“O objetivo do sequestro [bloqueio] dos bens é garantir o ressarcimento dos desfalques promovidos por meio das atividades ilegais da quadrilha”, explicou um tenente do Gaeco, que não pôde ser identificado.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) informou que a Justiça acolheu cinco denúncias contra a quadrilha e que outras cinco já foram encaminhadas. Eles são acusados de formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato, entre outros crimes.
Ao longo das investigações, o Gaeco coletou provas documentais, como contratos sociais das empresas fantasmas e procurações em nome de laranjas. Os agentes também conseguiram provas testemunhais, fotos e filmagens que, segundo o Gaeco, comprovam os crimes. Segundo o Gaeco, as investigações terão continuidade.
Aqui em Bandeirantes, em cumprimento a carta precatória que consta como juízo deprecante a segunda vara criminal da comarca de Guarapuava/PR, como deprecado o juízo de direito da Vara Criminal da Comarca de Bandeirantes/PR, que versa sobre os autos de sequestro nº 2012.3268-3, como requerido André Maurício Hessel Lopes e outros, o arresto dos bens: veículo Scania T124 GA 4×2 NZ 360 ano 2002 de placas LOE-5389, veículo Reb/Gotti ano 1996 de placas BYH-0699, veículo M. Benz 1620 ano 2009 de placas AQX-9856.
Otrossim, foi cumprido também o mandado de sequestro dos seguintes bens: veículo Volvo VM 260 6×2 R ano 2009 de placas ARI-8283, semi-reboque guerra de placas ARQ-6483, veículo Volvo F/H 4.000 4×2 t ano 2010 de placas ATK-3681, veículo Ford/rural Willys ano 1970 de placas AKS-4322. no decorrer das diligências se fizeram presentes os oficiais de justiça Clayton Ritnel Nogueira RG. 9.289.454-1 e Christiane Von Der Osten Bissetto RG. 7.222.953-3, que tomaram as demais medidas legais do fato.