A primavera chegou e horário de verão será o mais longo da historia
Chegou à manhã desta sexta-feira, dia 23 de setembro, às 6h da manhã, à Primavera.
A estação é mais cobiçada do ano por ter como sua principal característica o florescimento de várias espécies de plantas. De acordo com informações do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com relação às mudanças climáticas trazidas pela época, o que mais é refletido pelo período é a temperatura na região, como em grande parte do país, será amena.
O final da primavera ocorrerá em 22 de Dezembro, quando marca a chegada da nova estação, o Verão. Período a qual tem por característica marco, o aumento da temperatura e a diminuição das chuvas.
Horário de verão
O horário de verão deste ano será o mais longo da história, com 133 dias de duração. Os relógios ficarão uma hora adiantados entre os dias 16 de outubro e 26 de fevereiro de 2012, uma semana a mais do que o previsto por causa do decreto 6.558/2008, assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que estabelece os padrões para as futuras horas de verão.
O artigo 1º institui a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo de outubro, até zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano subseqüente. Quando houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário e o domingo de carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte. É o que ocorre em 2012. O fim do horário está previsto para dia 19, domingo de carnaval. Portanto, o término do programa ocorre apenas no dia 26.
No ano passado o horário vigorou por 126 dias. Durante o período, segundo a CPFL – distribuidora de energia elétrica que atende 234 cidades no interior paulista – houve redução de 0,7% no consumo de energia elétrica, resultando em economia de 76.300 MWh, o suficiente para atender uma cidade do porte de Marília por 60 dias.
Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, acontece há 25 anos. Esta será a 38ª edição do horário de verão, no Brasil