Vereadores de Bandeirantes rejeitam proposição de emenda para manter as 9 vagas na Câmara
Até 2004 em Bandeirantes o número de cadeiras na Câmara de Vereadores era de treze vereadores, mas o TSE mandou uma resolução comunicando a casa sobre a redução deste número para nove, mas a alteração na lei orgânica do município não foi feita na época ficando nos treze.
Agora com a PEC 379/09, aprovada pelo congresso, baseia que número de vereadores é fixado conforme o número de pessoas que habitam no município, e o IBGE através do censo de 2010, contou mais de 30 mil habitantes na cidade de Bandeirantes, com isso volta ao que era em treze.
Na última segunda-feira, 08, na sessão ordinária da casa o vereador Sidnei Demicio, entrou com um requerimento pedindo que, ao menos mais dois vereadores assinassem uma proposição de alteração na lei orgânica do município, haja vista que, o regimento interno da casa prevê que, para ser aberta a votação de um projeto de lei tem a necessidade de três vereadores assinarem a proposição, o pedido do vereador era para se fazer um projeto de lei alterando a lei orgânica no capitulo que trata do número de cadeiras de vereadores na cidade, permanecendo nos nove edis.
O fato foi de muita discussão dentro do plenário da casa e ao final, apenas um vereador, José Fernandes da Silva (Zé Bolinha) se propôs assinar, os outros sete não aceitaram, com isso a alteração por hora não acontecerá.
Para que o assunto volta à tona, seria necessário um projeto de iniciativa popular com assinaturas de 5% do eleitorado do município que exigiria a votação em plenário da alteração da lei.
Parece que os nobres edis não se ativeram a uma pesquisa realizada em nosso site que mais de 80% dos pesquisados querem que o número de vereadores se mantenha como esta.