497.png

Temperaturas em declínio no Paraná

497.pngUma massa de ar frio derrubou as temperaturas no Paraná. Os termômetros marcaram -3,4ºC no distrito de Entre Rios, na região de Guarapuava, no Centro-Sul do estado, na madrugada desta segunda-feira (27). Essa foi a temperatura mais baixa do ano no Paraná, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.

Outras cidades do estado que registraram temperaturas negativas foram Ponta Grossa, Cascavel, Assis Chateaubriand, Palotina, Toledo, Clevelândia, Palmas, Guarapuava, São Mateus do Sul, Ivaí, Fernandes Pinheiro, Lapa, Pinhais e Campo Mourão.

Curitiba também atingiu o recorde de temperatura mais baixa de 2011. Os termômetros chegaram a 0,2ºC nesta manhã na capital paranaense.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, havia condições para a formação de geada nesta segunda-feira. O órgão confirmou a ocorrência de geada em Araucária e São José dos Pinhais, ambas na região metropolitana de Curitiba, Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, e em Engenheiro Beltrão, no Noroeste do estado.

O fenômeno pode ter sido registrado em outras cidades do Paraná, porém, por volta das 10h40, ainda não havia a confirmação do Instituto Tecnológico Simepar.

Previsão

A previsão é de sol em todas as regiões do Paraná. Apesar do sol, as temperaturas seguem baixas nesta segunda-feira. A temperatura em Curitiba deve variar entre 0ºC e 14ºC. Em Guarapuava, a mínima foi de -3,4ºC e a temperatura máxima deve ser de 12ºC.

Os termômetros marcam entre 1ºC e 19ºC em Maringá, no Noroeste do Paraná, e entre 2ºC e 20ºC em Londrina, no Norte do estado

O tempo seguirá seco e não há previsão de chuva para segunda-feira e terça-feira (28).

Uma frente fria deve chegar ao Paraná na quarta-feira (29) e trará chuva ao estado. A passagem da frente fria ocasionará elevação nas temperaturas de 5ºC, em média.

Granizo no Paraná

Tempestades de granizo danificaram mais de 1,7 mil casas no interior do Paraná no fim de semana. A cidade mais afetada foi Capitão Leônidas Marques (505 km de Curitiba), no Sudoeste do Paraná, onde 1,2 mil imóveis foram atingidos no sábado e a prefeitura decretou situação de emergência.

Em duas outras cidades da região, Cantagalo e Capanema, 87 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa dos temporais. Em Capitão Leônidas, a chuva de granizo durou menos de dez minutos, mas foi suficiente para cobrir ruas inteiras de pedras de gelo, que tinham o tamanho até de uma bola de tênis. A Defesa Civil do Paraná deve iniciar nesta semana a entrega de telhas e lonas para as 4,3 mil pessoas atingidas.

Neve no RS e em SC

Moradores de alguns municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina observaram a primeira queda de neve do ano no Brasil no domingo (26). A MetSul Meteorologia confirmou a ocorrência do fenômeno em São Francisco de Paula (RS), São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC) e Urubici(SC).

Nas duas cidades gaúchas, a precipitação foi rápida, de alguns segundos, enquanto nas catarinenses foi um pouco mais prolongada e se repetiu mais de uma vez durante a tarde. Nos quatro casos, os pequenos flocos estavam misturados à garoa, chuva e neblina e não chegaram a se acumular no solo.