b_r_a_s_i_l__-__m_e_x_i_c_o

HOJE NA HISTÓRIA – 1970 o Brasil era “TRI“ no México

b_r_a_s_i_l__-__m_e_x_i_c_oO Brasil consagrou a vitória, conquistando o tricampeonato mundial num jogo contra a Itália. A partida foi disputada no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Quando Carlos Alberto ergueu aos céus a Taça Jules Rimet, 700 milhões de pessoas em 50 países comprovaram a supremacia do futebol brasileiro.

Aos 19 minutos, Rivelino centra para Pelé cabecear diante da defesa italiana, 1 a 0. Dois minutos depois, um empate. Aos 21 minutos do segundo tempo, Gerson, driblando dois italianos, desempata com um chute forte e cruzado. Jairzinho, o artilheiro do Brasil, consolidou a vitória aos 26 minutos, depois de receber um sensacional passe de cabeça de Pelé. Aos 43 minutos, a consagração. Pelé matou na coxa e abriu na direita para Carlos Aberto fulminar as esperanças dos italianos.

A goleada de 4 a 1 sobre a Itália espelhou a superioridade de um time que venceu as 12 partidas disputadas na campanha da IX Copa do Mundo.

Esta copa deu outra dimensão ao futebol defensivo, que na última copa foi considerado o único eficiente e vitorioso. Com jogadores no auge de sua técnica, comandados por um trio de preparadores físicos – Admildo Chirol, Claudio Coutinho e Carlos Alberto Parreira – a equipe tinha prazer em atacar.

Quando o juiz Rudi Glockner deu o jogo por encerrado, iniciou-se um dos maiores carnavais do país. Toda a população carioca saiu às ruas para comemorar o tricampeonato com alegria nacional: carros engalanados, janelas enfeitadas, ruas coloridas.
Associando-se ao sentimento do povo, o Presidente Garrastazu Médici divulgou uma mensagem de felicitações e agradecimentos à delegação brasileira.

O homem que dirige a seleção
Sob o técnico recai, além da responsabilidade de vencer o jogo, a frustração pela sua impotência de depender da ação de seus jogadores. Nas eliminatórias a equipe foi dirigida por João Saldanha, que convocou o que havia de melhor no futebol brasileiro. Foi demitido por resistir a uma tentativa de interferência do então presidente da República, o general Emilio Garrastazu Medici.
O técnico Zagallo assumiu às vésperas do torneio, o qual aproveitou a base do time armado por Saldanha e fez algumas modificações, que resultaram fundamentais para a conquista do título.