s_o_l_d_a_d_o__d_o__e_x_e_r_c_i_t_o

Governo Federal autoriza envio de 800 homens do Exército para o Rio de Janeiro

s_o_l_d_a_d_o__d_o__e_x_e_r_c_i_t_oO Governo do Rio de Janeiro solicitou e o Governo Federal autorizou, na noite desta quinta-feira, 25, o envio de 800 homens do Exército, para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias no Rio.

Também serão enviados dois helicópteros da Força Aérea e 10 blindados de transporte, com origem a ser definida em coordenação entre as próprias Forças, inclusive a Marinha, que já se encontra com viaturas em operação. Serão fornecidos ainda, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, solicitou o reforço por meio de Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A Diretriz Ministerial 14/2010, para as Forças Armadas, foi assinada pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Segundo a Polícia Civil, três veículos foram queimados na noite de quinta (25) entre 20h e 21h: um ônibus na avenida Presidente Vargas (Centro), um carro no bairro Cosme Velho (Zona Sul) e uma Van na Zona Sul (o bairro não foi confirmado). Também há informações de veículos incendiados em São Cristóvão (Zona Norte), na auto estrada Grajaú-Jacarepaguá (Zona Norte), em Copacabana (Zona Sul), além de incêndios em Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e Cabo Frio (região dos Lagos).

Antes disso, segundo balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado, 31 veículos foram incendiados ao longo do dia, totalizando 74 veículos queimados por criminosos desde domingo, quando a onda de ataques começou a se intensificar. Os veículos queimados nesta quinta estavam, na maioria, perto de favelas, diferentemente dos outros ataques da semana, que ocorreram em vias que estão entre as mais movimentadas da região metropolitana do Rio.

Durante a semana, motoristas foram vítimas de arrastões, foram roubados e tiveram seus veículos incendiados. Virou rotina a interceptação de ônibus por grupos armados que obrigavam os passageiros a descer e ateavam fogo aos veículos. Nesta quinta, um homem teve cerca de 60% do corpo queimados num desses incêndios a ônibus, na Tijuca (zona norte). A vítima, segundo bombeiros, estaria num ônibus da linha 409, atacado por criminosos. Ela não foi identificada e o hospital do Andaraí, para onde ela foi levada, ainda não divulgou informações sobre seu estado de saúde. Também desde domingo, 188 pessoas foram presas ou detidas e, de acordo com a Polícia Militar, 25 pessoas (supostamente criminosos) foram mortas em confrontos.