Semifinais da Libertadores – Internacional e São Paulo
{nomultithumb}
Internacional e São Paulo iniciam hoje, às 21h50, em Porto Alegre, a disputa das semifinais da Copa Libertadores da América 2010. E, curiosamente, a parada da Copa do Mundo fez com que ambos invertessem os papéis.
Antes da disputa, o time paulista estava em alta, com Ricardo Gomes valorizado depois da classificação à semifinal da Libertadores, mas agora vive um momento conturbado, sem vencer após o Mundial. A equipe gaúcha, apesar de avançar na competição continental, contratou Celso Roth para o lugar de Jorge Fossati e melhorou com 100% de aproveitamento no Brasileirão.
Hoje, os dois comandantes se enfrentam para provar qual clube acertou no planejamento: o São Paulo, que apostou no continuísmo, ou o Internacional, que optou pela mudança de comando? O certo é que Ricardo Gomes está um pouco mais fragilizado que Celso Roth. A eliminação causará sua demissão. O emprego já ficou por um fio na semana que antecedeu o confronto.
A diretoria nega, mas pensou em demiti-lo depois do empate com o Prudente. "Se você se classificar contra o Inter, reverte toda a situação. A confiança vai lá em cima", disse o são-paulino, que confia na retomada do bom futebol que fez o time derrotar duas vezes os mineiros no duelo pelas quartas de final.
Além do melhor momento de sua equipe, Celso Roth também terá o retrospecto recente contra o São Paulo ao seu lado. O treinador saiu vitorioso nos últimos quatro duelos, dois pelo Grêmio e dois pelo Atlético Mineiro."Não dou importância nenhuma para esse retrospecto. A situação é diferente. Os jogadores do São Paulo podem ser os mesmos, mas eu estou em outro clube e com um time diferente. Não acho nada sobre o que passou. Eles têm uma qualidade grande. A minha estatística não entra em campo", desconversou.
Coincidentemente, os dois comandaram treinos fechados ontem e não divulgaram suas escalações. Roth pode colocar mais um volante na disputa, enquanto Ricardo Gomes está em dúvida entre o 3-5-2 e o 4-4-2. Histórico — O duelo de hoje remete à final da Copa Libertadores de 2006, que também era ano de Copa — e o torneio sul-americano também tinha sido interrompido. O São Paulo, então campeão, era favorito, mas perdeu o título para o Inter.
Em Porto Alegre
Internacional Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Guiñazu, Giuliano (Wilson Mathias) e D'Alessandro; Taison e Alecsandro. Técnico: Celso Roth.
São Paulo Rogério; Alex Silva, Xandão (Richarlyson) e Miranda; Jean, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior César; Dagoberto e Fernandão. Técnico: Ricardo Gomes. Local: estádio Beira-Rio, hoje às 21h50
Juiz: Héctor Baldassi (Argentina)