Seleção Brasileira faz hoje seu último amistoso antes da Copa
O técnico Dunga fechou o grupo para a África do Sul e colocou um ponto final em qualquer especulação. Nem Ronaldinho Gaúcho nem Alexandre Pato e muito menos Ronaldo ou Neymar. Os 23 jogadores que vão à Copa do Mundo devem ser mesmo os que estão em Londres para o amistoso contra a Irlanda, hoje 02, às 17h05 (de Brasília), no Emirates Stadium.
O treinador seguiu sua linha de raciocínio e manteve a coerência desde que estreou no cargo, em agosto de 2006. Quer um elenco comprometido com a agenda da seleção e encontrou, no atual grupo, jogadores que estão mais interessados em defender a camisa verde e amarela a jogar em seus clubes. O fracasso no Mundial de 2006, na Alemanha, foi lembrado pelo técnico para justificar seu critério na escolha dos jogadores. “É comprometimento, empenho, atitude e sacrifício, tudo o que vocês falavam de 2006”, contou. “E não foi só isso. O grupo aqui também ganhou“, recordou sobre as conquistas da Copa América e da Copa das Confederações. Dunga sabe da pressão que terá pela frente nos próximos meses. Sabe que terá de ouvir por que não convocou um determinado atleta e levou outro. Sabe, porém, que deu chances a todos. E mantém a serenidade e, principalmente, a convicção das suas escolhas.
O apoio que teve de alguns jogadores em momentos conturbados foi levado em conta pelo treinador. Júlio Baptista, Elano e Robinho sempre estiveram presentes e fechados com Dunga, que não vê motivos para ninguém ficar preocupado com a convocação final. “Quem trabalhou três anos e meio com a gente já sabe de suas condições. Não vai ter surpresas. Se a Copa fosse hoje seriam esses jogadores. Cada um já demonstrou o que pode jogar”. Apenas duas modificações devem ser realizadas no grupo que está em Londres para a lista final. Luís Fabiano, que foi cortado desta convocação por estar contundido, retomará seu lugar — para tristeza de Grafite, que só deve atuar alguns minutos hoje.
E Carlos Eduardo também dificilmente irá para a África: Dunga chamará um terceiro goleiro e o gremista Victor é o favorito. Helton (Porto) e Gomes (Tottenham) ainda sonham com um lugar na delegação. Ronaldinho Gaúcho — Dunga comentou ontem sobre Ronaldinho Gaúcho. “Ele é um grande jogador e todos estão na corrida pela Copa”, disse, para em seguida emendar a frase e praticamente acabar com as chances de o craque do Milan ir para a África. “Mas hoje tenho de falar de quem está aqui, quem deu respostas em campo. São jogadores que vieram e mostraram.
Por isso eles estão aqui“.O ataque desta terça deve ser formado por Robinho e Adriano. A dúvida de Dunga é entre Ramires e Elano, que se recupera de uma contusão no tornozelo. O amistoso não tem muita relevância para a formação do grupo que vai à Copa. O treinador já tem a sua (secreta?) lista. Os atletas ainda querem mostrar algo mais. Não há mais tempo. "A primeira coisa que mais nos preocupa é devolver os jogadores aos clubes inteiros, sem lesão", disse o treinador sobre o último amistoso antes da viagem para a África. "Dentro da partida é normal eu fazer um monte de substituições. Temos de pensar na Copa do Mundo. A cobrança está aí e temos de ganhar (o Mundial)"
Em Londres
Brasil
Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Ramires) e Kaká; Robinho e Adriano. Técnico: Dunga. I
Irlanda
Given; McShane, Stephen Kelly, St. Ledger e Kilbane; Andrews, Whelan, Lawrence e Duff; Stokes e Robbie Keane (Best). Técnico Giovanni Trapattoni. Árbitro: Mike Dean (Fifa-Inglaterra).
Local: Emirates Stadium, hoje às 17h05.