Seti, UENP e Tecpar inauguram biofábrica em Jacarezinho
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (24), no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) a inauguração de uma biofábrica em Jacarezinho. O local servirá para o controle biológico para agricultura familiar, atuando no controle de pragas que infestam as lavouras dos principais cultivos do norte do Paraná.
O evento contou com a presença da secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, o reitor da UENP, dom Fernando José Penteado, e o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi.
O projeto é uma parceria que visa à instalação de um laboratório para criar inimigos naturais das pragas, atendendo às demandas mundiais pela utilização de práticas agrícolas menos agressivas do que o controle químico para o meio ambiente. O método natural tem a vantagem de proteger a biodiversidade, não deixando resíduos tóxicos em alimentos, água e solo, além de aumentar o lucro do produtor, pois é mais barato que os agrotóxicos.
A secretária Lygia Pupatto, antes do evento esteve em Bandeirantes, onde falou ao jornal Operação Cidade da importância desta Biofábrica e outrois assuntos relacionados a sua secretaria.
Click e ouça a matéria dmdocuments/ligia.mp3