norma_almeida

Comércio paranaense deve emitir nota eletrônica a partir de janeiro

Estabelecimentos do comércio varejista do Paraná deverão emitir Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) a partir de 1º de janeiro de 2017. De acordo com o governo estadual, cerca de 60% dos varejistas do estado estão aptos para habilitados para a emissão da NFC-e.

Este modelo possibilita que os dados da venda sejam encaminhados diretamente à Secretaria da Fazenda, facilitando a fiscalização contra sonegação de impostos.

A obrigatoriedade do uso da nota eletrônica seguiu um cronograma que teve início em julho de 2015. Os postos de combustíveis foram os primeiros na lista de substituição do cupom fiscal ou da nota fiscal de venda ao consumidor pelo novo documento, que tem existência apenas digital e é emitido e armazenado eletronicamente.

A partir de janeiro de 2017, todas as ECF usadas na venda de mercadorias serão inativadas automaticamente, sendo o cupom fiscal considerado irregular.

 A presidente da associação dos contabilistas de Bandeirantes, Norma Aparecida Almeida, (foto), participou da 2ª edição do jornal Operação Cidade desta quinta-feira, 29/12/16, falando desta obrigatoriedade e de outros assuntos referentes a outras mudanças na área fiscal.

Ouça a entrevista