De pais a bicho-papão: agressão a crianças em casa são mais comuns que pare

Estudos recentes revelam que a maior parte dos casos de agressão contra crianças e adolescentes acontece dentro da casa das vítimas e que o agressor costuma ser a própria mãe ou o pai, ou parente próximo da criança. A faixa etária mais visada no Estado está entre os 10 e 14 anos, seguida pelos de 5 a 9 anos.

De acordo com o Mapa da Violência contra Crianças e Adolescentes, de 2012, cerca de 63,1% dos casos de agressão acontecem na residência da vítima. Em seguida aparecem as agressões em vias públicas (18,1%), em escolas (4,7%) e bares (1,9%), enquanto “outros responde por 12,2%.

Já o que diz respeito ao agressor, em 19,6% dos casos o responsável pelas agressões é a mãe da criança. Amigos/conhecidos aparecem em seguida, com 17,6%, enquanto o pai aparece como o responsável pelas agressões em 14,1% das ocorrências.

Tipos de agressão

No Paraná, segundo dados do Datasus, do Ministério da Saúde, o segundo tipo de agressão mais comum praticado contra crianças e adolescentes é a agressão por meio de força corporal. A primeira é a  agressão sexual por meio de força fisica. Seguem-se a agressão por meio de objeto cortante ou penetrante, a agressão por disparo de arma de fogo de mão, e a agressão por disparo de arma de fogo de maior calibre.

 

Fonte: BemParana