Richa diz que orçamento será aberto em janeiro e obras serão retomadas

O governador Beto Richa afirmou nesta terça-feira (01), durante reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), que o orçamento do governo estadual será aberto dia 11 de janeiro, logo no começo do ano, e que serão retomadas as obras nos municípios paranaenses. Participaram do encontro o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e prefeitos de outros 28 municípios do Oeste do Estado, que entregaram um ofício com as demandas da região para o próximo ano.

Richa afirmou que neste ano de deterioração da economia nacional, o governo estadual fez tudo o que estava ao alcance para ajudar os municípios paranaenses, mas houve dificuldades com alguns compromissos em andamento. “Passamos por um momento difícil em 2015, mas os resultados positivos do ajuste fiscal já aparecem, permitindo que obras em atraso sejam retomadas em 2016”, afirmou.

Richa destacou que o ajuste fiscal que vem sendo feito desde 2014 beneficiou os municípios, com aumento nos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Autmotivos (IPVA). Além disso, permitiu uma previsão de investimentos de R$ 6,8 bilhões. “Todos os estados brasileiros encontram-se em dificuldade. No Paraná garantimos mais investimentos e obras para o ano que vem. Não faltarão recursos para investir nos 399 municípios do Paraná”, ressaltou.

O governo estadual, afirmou Richa, adotou outras medidas para contribuir com os municípios, como a liberação de linhas de crédito para obras de infraestrutura e a disponibilização, pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), de R$ 150 milhões para financiar projetos nas cidades paranaenses.

 

PROMISSOR ¨-

O secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, afirmou que a abertura antecipada do orçamento do Estado permitirá aplicar recursos desde o início do ano, o que irá ajudar os municípios. “O Estado colocará em dia seus compromissos, inclusive com obras paralisadas por dificuldade de caixa. Elas serão retomadas e rapidamente concluídas ainda no primeiro semestres do ano que vem”, salientou Sciarra.

Ele explicou aos prefeitos que, neste ano, o Governo do Estado parou algumas obras para reorganizar o caixa do Estado e saldar as dívidas com fornecedores. “Graças ao esforço feito pelo governo estamos fechando o ano de 2015 com um planejamento promissor”, disse ele.

 

DEMANDAS –

Para o presidente da AMP, Marcel Micheletto, a gestão estadual não tem medido esforços para ajudar os municípios em um momento de crise nacional. “Fico feliz em saber que o governo está honrando seus compromissos e que, a partir do mês de janeiro, os convênios que ainda não estão finalizados voltam à normalidade”, disse. “Os prefeitos ficaram satisfeitos ao ouvir que as finanças estão em recuperação e que há um potencial de investimentos no ano que vem”, completou.

A prefeita de Mercedes, Cleci Rambo Loffi, explicou que a principal demanda dos municípios da região é o retorno das obras de pavimentação poliédrica. “Com a apresentação do panorama financeiro do Estado, ficamos mais confortáveis por saber que essas obras irão ocorrer e os projetos serão concluídos. É um trabalho que todas as esferas de governo precisa fazer em conjunto, buscando o melhor para a nossa população”, afirmou.

“Várias ações de governo, de todas as secretarias do Estado, têm beneficiado a população de nosso município. Viemos cobrar novas ações porque acreditamos no trabalho da equipe do governo. Com a abertura do orçamento, iremos iniciar o ano com pé direito”, destacou o prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria.

 

PRESENÇAS –

Participaram do encontro os secretários do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior; da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Nelson Leal Júnior; e os deputados estaduais Guto Silva, Alexandre Curi, Paulo Litro, Missionário Arruda, Carlos Schiavinato, Élio Rush, Doutor Batista, André Bueno e Artagão Júnior.

 

 

FONTE – AG. EST. DE NOTÍCIAS