Governo do Estado paga promoções a policiais militares
O Governo do Estado pagará, neste mês de setembro, as promoções para 1.333 praças da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O impacto orçamentário mensal será de cerca de R$ 770 mil, valor que sofrerá aumento já em outubro, em razão da primeira parcela do reajuste salarial dos servidores públicos, fixada em 3,45%.
A Polícia Militar do Paraná prevê que, em outubro, serão pagas as promoções também para 204 oficiais da corporação, impactando o orçamento em mais R$ 770 mil.
“Esta medida faz justiça ao trabalho de praças e oficiais da PM, à evolução de suas carreiras na corporação, e está perfeitamente dentro das nossas previsões orçamentárias”, disse o governador Beto Richa.
“É um reconhecimento do Governo do Estado, da importância da atividade policial, que tem a sua remuneração garantida dentro de um plano de carreira estabelecido”, afirma o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.
A promoção de oficiais se dá em respeito aos princípios de antiguidade ou merecimento, com contagem de pontos por meio de um processo em que uma comissão escolhida afere as qualidades morais, intelectuais, profissionais e outros fatores que a conduzam a estabelecer graus justos e equilibrados, com referência ao merecimento ou não do oficial.
São registrados na ficha de promoção pontos positivos, por tempo de serviço, medalhas, condecorações, entre outros quesitos previstos em legislação específica. Os profissionais também devem passar pelos cursos de formação e aperfeiçoamento desenvolvidos pela corporação.
Além dos requisitos já mencionados, no caso da promoção dos praças há o condicionamento da realização de um concurso interno.
CONCURSO –
O Governo do Estado também estuda a possibilidade de chamar, no início do próximo ano, novos aprovados no último concurso realizado para a PMPR. Eles já passaram pelas demais fases do processo seletivo e devem ser convocados após finalização de cronograma financeiro-orçamentário a ser realizado em conjunto pelas secretarias da Fazenda, da Administração e Previdência e da Segurança Pública e Administração Penitenciária.
FONTE – AG EST DE NOTICIAS