Serviço Alerta Geada de 2015 é encerrado
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Simepar emitem nesta terça-feira (15) o último boletim de 2015 do serviço Alerta Geada. Cafeicultores que amontoaram terra no tronco dos cafeeiros devem retirar a proteção. Esse procedimento deve ser feito com as mãos para evitar danos às plantas.
O Alerta Geada funciona entre maio e setembro. Trata-se de uma ferramenta que auxilia os cafeicultores a decidir sobre a adoção de medidas de proteção das lavouras. Nesse período, pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo, que pode ser acessado pelo telefone (43) 3391-4500. O custo é de uma ligação para aparelho fixo. As informações também podem ser acessadas gratuitamente nas páginas www.iapar.br e www.simepar.br.
Quando o monitoramento detecta a aproximação de massas de ar frio com intensidade capaz de causar danos à cafeicultura, o serviço emite um alerta com 48 horas de antecedência. Caso as condições se confirmem, outro aviso, este de ratificação, é emitido 24 horas depois para que o produtor adote as técnicas de proteção nas lavouras.
Os avisos de Alerta Geada são divulgados pela imprensa, nas redes sociais e, para usuários cadastrados, via correio eletrônico e SMS no celular.
INVERNO ATÍPICO – “Os cafezais do Paraná não correram risco neste inverno. As temperaturas ficaram acima da média e não houve expedição de alertas”, explica a meteorologista Ângela Costa.
O período foi marcado pela quantidade de chuvas, que vieram em volume bastante superior ao esperado para a estação, situação que, segundo Ângela Costa, estava prevista como consequência da atividade do El Niño.
Informações sobre temperatura e precipitações no período podem ser obtidas na seção de agrometeorologia da página www.iapar.br
LAVOURAS – O Paraná tem pouco mais de 53 mil hectares cultivados com cafeeiros, que devem produzir entre 1,16 a 1,26 milhões de sacas beneficiadas nesta safra, segundo estimativa do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab).
Uma realização do Iapar e do Simepar, o Alerta Geada tem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Emater-PR, Câmara Setorial do Café do Paraná, Consórcio Pesquisa Café, prefeituras, cooperativas e associações de produtores.
FONTE – AGENCIA DE NOTICIAS