Richa participa de encontro com chefes dos Núcleos Regionais de Educação

O governador Beto Richa esteve nesta segunda-feira (24) no encontro promovido pela Secretaria de Estado da Educação com diretores e chefes de departamentos da Pasta e os chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs). O objetivo é debater temas relacionados à área e questões pedagógicas.

"Educação deve ser a prioridade de todo governante, pois o resto vem atrás. É a construção da cidadania das pessoas", disse o governador. A secretária da Educação, professora Ana Seres, comentou que o governo paranaense foi corajoso ao efetuar o ajuste fiscal, que permite ao Paraná estar agora em melhor situação financeira que outros estados.

O evento continua nesta terça-feira. De acordo com a secretária, um dos pontos de destaque é o Programa Meta – Minha Escola Tem Ação, que serve de base para todas as ações desenvolvidas nas mais de duas mil unidades escolares da rede pública paranaense. A reunião também contou com a presença do secretário de Estado Silvio Barros (Planejamento) e de representantes do Sebrae-PR.

Nesta segunda-feira, o programa Educação Empreendedora foi apresentado aos chefes dos Núcleos Regionais. "A educação empreendedora realmente poderá fazer diferença nas nossas ações", comentou Ana Seres. O programa incentiva a criatividade, cooperação, persistência e resiliência nos alunos. Conforme o modelo desenvolvido pelo Sebrae, há possibilidade de aplicação em sala de aula já desde o ensino fundamental.

A educação integral foi outro assunto em pauta. O ex-ministro e ex-prefeito de Pato Branco, Alceni Guerra, falou sobre a experiência de implantação da educação em tempo integral na cidade, em 1997, quando Ana Seres era secretária municipal de Educação. "Nosso Ideb aumentou para 7,2, no ano 2000, e uma pesquisa da secretaria apontou melhoria na criatividade dos alunos", lembrou Alceni.

A superintendente da Educação, Fabiana Campos, destacou que todas as ações desenvolvidas nas escolas precisam estar alinhadas ao Meta e ao Plano Estadual de Educação, que é lei desde de junho de 2015. O Meta tem como objetivo melhorar a qualidade da educação e reduzir os índices de evasão escolar.

As ações do programa envolvem as áreas de formação continuada, ampliação de jornada escolar, mobilização da comunidade escolar, tecnologia educacional, práticas pedagógicas, gestão escolar, além de prever a consolidação e monitoramento do projeto político pedagógico e do plano de ação das escolas.

Nesta terça-feira (25), a reunião com os chefes de Núcleo segue na sede da Celepar, abordando temas de desenvolvimento educacional e recursos humanos.

 

 

FONTE – AGENCIA ESTADUAL DE NOTICIAS