11º Festival Paranaense de Taiko neste sábado, em Bandeirantes

Grupos de taikos do Paraná estarão reunidos no próximo dia 15, em Bandeirantes, para o 11º Festival Paranaense de Taiko. O evento acontece na sede da ACEB (Associação Cultural Esportiva de Bandeirantes) a partir das 09h. A entrada é franca.

O festival faz parte da grade comemorativa aos 80 anos de emancipação político-administrativa do Município, sendo promoção do Grupo de Taiko ‘Toukon Daiko’ e da ACEB, com apoio da Prefeitura de Bandeirantes e Jornal Folha do Norte.

Durante todo o dia, cerca de 300 tocadores dos 14 grupos de onze cidades paranaenses estarão se apresentando e mostrando as evoluções técnicas, coreografias, ritmo, cadência e disciplina de uma das artes mais milenares do oriente. Além dos grupos mostrarem o desenvolvimento técnico, o evento também proporciona a confraternização e troca de experiências entre os integrantes, estimulando para novas amizades, fortalecimento e preservação da cultura japonesa com a difusão do taiko.

O presidente da ACEB (Associação Cultural Esportiva de Bandeirantes), Kunio Ochiai, participou da 2ª edição do jornal Operação Cidade desta quinta-feira, 13/11, falando como será a apresentação em Bandeirantes.

Ouça a entrevista 

 

O taiko de Bandeirantes, Toukon Daiko, é um grupo cultural, sem fins lucrativos, que visa divulgar e difundir a cultura japonesa e a preservação de uma das mais antigas artes culturais e tem como coordenadora Midori Ujita.

O taiko é definido como música de percussão executada com tambores japoneses, bem como o instrumento em si. Coberto por uma superfície de membrana animal, o taiko pode ser encontrado em diversas formas e tamanhos. No Japão feudal, os taikos eram frequentemente usados para motivar as tropas, para definir um ritmo de marcha e para enviar ordens ou anúncios. Seu som vibrante, vigoroso e místico agrega a arte com significado amplo e profundo de incorporar e expressar sentimentos, além de por em prática valores morais e sociais em busca de um constante aperfeiçoamento do ser.

O festival em Bandeirantes atinge sua 11ª edição. No ano passado, a cidade de Maringá foi a anfitriã do evento.

Participam este ano os grupos das seguintes cidades: Toukon Daiko (Bandeirantes), Taishin (Floresta), Yoake Daiko (Instituto União da Vitória/Londrina), Yooshin Daiko (Apucarana), Wakaba Taiko (Curitiba), Wakadaiko (Maringá), Yuu Ai Taiko (Ivaiporã), Seishun Daiko (Astorga), Kokorozashi Taiko (Castro), Doobo (Loanda), Ishin Ladires (Londrina), Fuurinkazan Taiko (Ponta Grossa), Ryushin Daiko (Cornélio Procópio), e Ishin Daiko (Londrina).