Denúncia por omissão, homenagem a ex-boina azul e revolta por falta de água marcam sessão da Câmara em Bandeirantes

A 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bandeirantes, realizada na noite de segunda-feira (14), foi o principal destaque da 2ª edição do Jornal Operação Cidade desta terça-feira, 15 de abril.

A entrevista ouviu o advogado Dr. João Eduardo Negrão dos Santos, que usou a Tribuna Livre para criticar duramente a Secretaria Municipal de Educação por, segundo ele, omitir-se diante de uma denúncia grave envolvendo uma creche do município.

Outro ponto de destaque foi a Moção de Aplausos aprovada por unanimidade ao senhor Valdemar Barbosa de Lima, ex-integrante das Forças de Paz da ONU — os chamados “Boinas Azuis”.

Já o vereador Wilson Aparecido de Souza (Mineirinho) falou sobre a necessidade da instalação de guaritas para pacientes que aguardam transporte de saúde, e também foi comentado o pedido coletivo para criação de um Conselho de Ética no Legislativo.

O vereador Marquinhos comentou sobre os impasses envolvendo a comissão de planos de cargos e salários, enquanto Vinícius Palugan detalhou os motivos para a Moção de Aplausos a Valdemar Barbosa de Lima e também comentou a rejeição unânime de um projeto que previa aumento para cargos administrativos comissionados.

Ainda durante a sessão, moradores da zona sul do município foram representados pelo vereador Sandro Sartorio, que leu em plenário uma carta contundente relatando as repetidas falhas no abastecimento de água — inclusive no próprio dia da sessão. O documento provocou forte repercussão e cobrou providências imediatas do poder público.

Confira abaixo a carta na íntegra, assinada por moradores da Zona Sul:

Prezados, boa noite!

 

Não sei se os senhores e senhoras sabem ou ficaram sabendo mais hoje, dia 14/04/2025 na Zona Sul novamente ficamos sem o fornecimento de água.

Queremos acreditar que sim, pois pelo menos nos discursos, vocês se dizem sempre preocupados com as demandas da população, dos servidores públicos, dos professores injustiçados, das montanhas de galhos espalhadas pelas ruas, de postos de saúdes prontos e não inaugurados, rodoviária abandonada, Centro de fisioterapia também abandonado, falta de água na cidade – enfim, um punhado de demandas mal resolvidas que assola a população e no discurso, repetimos, no discurso, não tem pessoas mais solidárias.

Sobre o problema da falta de água constante, tomamos a liberdade de falar com algumas pessoas que trabalham no SAAE e o que nos responderam foi o seguinte:
A bomba do novo poço, aquele milionário, que custará aos cofres públicos mais de 20 milhões de reais com o financiamento feito, a vazão de água não está sendo o suficiente para atender a demanda. Aí tem que enviar água do centro, aí a rede não suporta e acaba estourando. Nos falaram ainda que a Engenheira ambiental do SAAE alertou que só a perfuração do poço não resolveria o problema, necessitaria de outras ações. Isso antes da perfuração do poço, exaustivamente divulgado nas redes sociais como uma GRANDE OBRA PARA O MUNICÍPIO E QUE ENFIM, OS PROBLEMAS DE FALTA D´ÁGUA NA ZONA SUL ESTARIA RESOLVIDO.

Que interessante, isso tudo nos leva a concluir que com a perfuração do poço que iria resolver os problemas de falta d´água na Zona Sul, não aconteceu. Não deu conta. E sabem por que? Porque está escancarado que não houve um estudo Técnico com especialistas no assunto para atestarem qual deveria ser a estrutura do bendito poço para suprir a demanda necessária.

E agora nós perguntamos? 20 milhões de reais e o problema continua. Eita dinheiro bem empregado em!

Não sabemos também se os senhores e senhoras sabem a quanto tempo estamos sem água naquela região. Gostaria que o ilustre vereador que está lendo esta nota, perguntasse aos nobres se sabem quantos anos, vamos repetir novamente, a quantos A N O S estamos enfrentando esse problema. A, lembrando a todos que praticamente toda semana enfrentamos o mesmo problema.

 

O Descaso, a falta de respeito para com a população já passou dos limites, pagamos em dia nossa conta de água. Se deixamos de pagar, vem o corte e, com razão. Se atrasamos o pagamento, vem a multa, também com razão. E nós perguntamos. QUAL SERIA A PENALIZAÇÃO DA ADMINSITRAÇÃO PELA INOPERÂNCIA ADMINISTRATIVA EM RELAÇÃO A ESTA SITUAÇÃO?

Entra ano e sai ano e não resolve, o problema continua lá, Vamos cobrar multa de quem? Vamos recorrer a quem?

Sabem, fica aquele círculo vicioso. Lavamos a caixa, interrompe o abastecimento, religam, vem água suja e perdemos a limpeza. E o ciclo se renova. Cabe também a pergunta né. Está água suja, pode beber? É potável? Alguns de vocês aí no plenário podem nos responder, atestar que pode sim beber essa água barrenta? Sem contar a surpresa das donas de casa quando acham que as roupas que bateram na máquina estão limpas, e quando vão ver, vem a grande surpresa. Roupas brancas marrom de sujeira.

Recentemente houve um evento intitulado – 100 DIAS DA NOVA ADMINISTRAÇÃO. Que piada de mal gosto. Mesmo prefeito, mesmos secretários, e velhos problemas.

Nós, munícipes exigimos dessa Casa de Leis, a qual tem o DEVER, DEVER de fiscalizar a administração, cobrar de uma vez por todas, providências quanto a esse problema. Já deu, não estamos mais aguentando. Seria trágico se não fosse cômico mesmo, chamar isso de Casa de Leis.

A gente ouve entrevistas no rádio que vamos conversar com o prefeito, que precisamos ter harmonia entre os poderes. Que harmonia nós perguntamos? Ir lá, sentar e tomar um café, dar risadas e ouvir o conta da carochinha? Que estamos vendo, estamos analisando, vamos conversar… faz mais de 4 anos, vai até quando essa conversa mole?

Queremos é Planejamento com providências concretas, um cronograma de resolução dos problemas. Pelo amor de Deus, Estão aí a 4 anos, 3 meses e 14 dias e não conseguem dar solução no problema?

Se fosse uma empresa que seu gerente, seu administrador fosse contratado e não consegue dar resultado, resolver os problemas, o que seria feito? Façam-nos um favor, está na hora de dar um tapa na mesa e falar – RESOLVE, quem que é ou são os responsáveis para RESOLVER.

 

E não venham nos dizer aquelas velhas desculpas, que a tubulação é antiga que o SAAE está complicada a situação – NÃO DA PARA ACEITAR MAIS ISSO. Se está assim, é por conta de má gestões passadas, com politicagem que levou a falta de investimentos. Que empresa se mantem no mercado se não moderniza, não troca máquinas e equipamentos, moderniza sua linha de produção, investe em mão de obra e tecnologia para diminuir os custos de produção?

Ai a gente vê nas redes sociais vereador postando parabéns ao prefeito por estar aumentando auxílio-alimentação, que vai construir novo posto de saúde, que vai fazer isso, fazer aquilo. Que puxação de saco em, gente do céu. Quem que foi escolhido/eleito para cuidar disso tudo? E mais, recebe por isso. Ou vocês estão afirmando que estão fazendo um grande favor para a população construir novos postos, contratar novos médios, reformar escolas, pavimentar ruas. Pagamos impostos pra que?

É salario de prefeito, vice prefeito, treze vereadores e assessores e sabe Deus lá mais quem. Não temos a mínima ideia de quanto foi pago nos primeiros quatro anos de mandato do prefeito, mais vocês que receberam devem muito bem saber. Foi milhões. Deveriam é se sentirem envergonhados dessa situação, isso sim.

Por favor, conclamamos esta CASA DE LEIS a deixarem de lado os discursos vazios e tomarem atitudes mais concretas.

Vamos ver como vai estar os próximo eventos – 200 DIAS DA NOVA ADMINISTRAÇÃO, aguardemos.

 

 

ASSINAM A PRESENTE NOTA OS MORADORES DA ZONA SUL.