Publicidade

  • MARMORARIA VITORIA
  • verde
  • kartucho

Aumento no número de casos de dengue gera novos riscos de epidemias no Norte do Paraná

dengueOs 21 municípios da região Norte do Paraná atendidos pela 17ª Regional de Saúde já somam 1.251 casos de dengue desde o início do ano. Alvorada do Sul (71 km de Londrina), Primeiro de Maio (63 km), Porecatu (79 km) e Sertanópolis (37 km) já tiveram epidemia decretada. Porém municípios como Ibiporã (16 km), Jaguapitã (55 km), Lupionópolis (98 km), Prado Ferreira (51 km), Bela Vista do Paraíso (42 km) e Centanário do Sul (86 km) também correm riscos de enfrentar uma crise séria da doença.

De acordo com levantamento preliminar do órgão, dos 1.251 casos, 94 foram adquiridos em outras localidades. Os dados são do dia 1º de janeiro até a última segunda-feira (15) e contabilizam um total de 9.342 notificações.

Ibiporã conta com 114 casos confirmados, seguido de Jaguapitã, com 22. Lupianópolis tem oito confirmações e em Prado Ferreira são sete pessoas infectadas pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypiti.

Pelo fato destes municípios apresentarem aumento substancial das notificações e alto percentual de positividade nas amostras das sorologias coletadas, a 17ª Regional de Saúde alerta para a possibilidade real do desencadeamento de epidemias nestes locais.

Para a chefe do setor, que tem sede em Londrina, Djamedes Garrido, a situação é preocupante. "O controle é anual. Nós já havíamos alertado esses municípios, temos trabalhado diretamente com eles, com a presença de equipes. Mas é preciso que o município faça a sua parte e a população também", disse.

Ela também pontuou que as equipes médicas e de atendimento têm que estar preparadas para notificar e sinalizar os casos para dar melhor atendimento e desencadear as ações de bloqueio da doença.

De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, o Paraná já registrou 23.166 casos de dengue desde agosto do ano passado. Somente em 2013 foram confirmados 19.548 casos.
 
 
FONTE - ODIARIO
Você está aqui: Home Jornalismo Regional Aumento no número de casos de dengue gera novos riscos de epidemias no Norte do Paraná