Publicidade

  • ELEICOES
  • image

Eu Repórter na Cabiúna; Filosofia X Psicologia ... OU ...

 
          Às margens do Mar Mediterrâneo, no  século VI a.C., a cidade de Atenas foi uma das principais cidade-estado na Grécia Antiga, ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente. Ali surgiu a filosofia ocidental, com os pensadores originais, como Tales, Xenófanes, Pitágoras e outros.
         Sob o olhar filosófico, a espécie Homo sapiens do século XXI, independente do gênero; em suas inúmeras atividades cotidianas pressupõe a aceitação de diversas crenças e valores de que nem sempre estão cientes. Acredita num mundo, que habita, constituído de diferentes objetos, de vários tamanhos e cores; que organiza-se num espaço tridimensional e que o tempo segue sua marcha inexorável. Acredita que as pessoas ao redor são em tudo semelhantes a ela, veem as mesmas coisas, têm os mesmos sentimentos e sensações e as mesmas necessidades. Reclama quando o noticiário televisivo, não é condizente com suas crenças e valores. Em todos os casos, são as nossas crenças e valores que determina as ações e  atitudes sem que eles sequer passem pela cabeça. Em momentos de reflexão, nada impede, que formule perguntas tipo : “O que é felicidade ?”, “O que é certo ou errado ?”, “O que é a liberdade?”. 
         A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais ( experiências subjetivas inferidas através do comportamento ). Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo. A observação e a análise do comportamento podem ocorrer em diferentes níveis, desde complexos padrões de comportamento, como a personalidade, até a simples reação de uma pessoa a um sinal sonoro ou visual. Controlar o comportamento significa aqui a capacidade de influenciá-lo, com base no conhecimento adquirido.
         Exemplos dessa concorrência, temos vários mas, alguns são EXEMPLARES :
         1 – A ingerência do Estado na vida das pessoas, está cada vez mais presente – embora o ESTADO seja gerido por pessoas, que se distanciam cada vez mais ( do real ) – No transito há uma LEI que proíbe o espécime ( Homo sapiens ) em desenvolver duas atividades concomitantes – DIRIGIR E FALAR AO CELULAR ! !.
         Ocorre que, filosoficamente o espécime acredita que o valor da habilidade “comunicação” está acima das outras habilidades, de sua aptidão e, como já citado acima: ... “que determina as ações e atitudes sem que eles sequer passem pela cabeça”. Quem não já foi interrompido, quando em diálogo com outra pessoa, o celular da mesma tocou e, imediatamente você “FOI COLOCADO NA ESPERA”, enquanto ela atendia a chamada. 
          Continuando, o próximo passo será uma Convenção na Organização Internacional do Trabalho, para discutir uma LEI proibindo o uso de tais “aparelhinhos” pelas domésticas na hora de lavar as calçadas, “ UMA MÃO NO ESGUICHO E OUTRA SEGURANDO O CELULAR NO OUVIDO  ... E DÁ-LHE ÁGUA  ! ! ! “... 
          A LEI DA PALMADA ... tente analisá-la sob os dois aspectos
          Não devemos esquecer que foi nessa mesma Atenas que surgiu o sistema de governo chamado : DEMOCRACIA, que vem através dos séculos sendo adaptado as realidades contemporâneas.
          Quando o foco será a CAUSA e não o EFEITO ? ?
          Então, tomo a liberdade de retornar ao título e acrescentar :
                                                                                                                        OU ... VICE – VERSA ... ! ! !
          FELIZ   2012  ! ! !
          Paulo Rensi
          Bandeirantes – PR       
Você está aqui: Home Jornalismo Eu Repórter Eu Repórter na Cabiúna; Filosofia X Psicologia ... OU ...